Foto: Shutterstock
Resiliência é a capacidade de lidar com problemas, superar obstáculos, adaptar-se às mudanças e resistir às pressões do dia a dia. A característica está sendo cada vez mais valorizada no mundo do empreendedorismo, afinal, todo bom profissional deve ter – ou desenvolver – a habilidade de resolver adversidades e superar dificuldades.Isso porque o mercado confia mais em alguém que, mesmo passando por problemas, consegue ter a sabedoria e a criatividade de resolver com calma e facilidade, sem deixar com que seu negócio ou parceiros sofram as consequências negativas das adversidades.
Um empreendedor resiliente, além de identificar causas de problemas, consegue, ainda, tomar decisões rápidas, controla melhor suas emoções e ser um profissional cada vez mais flexível.
Se você acredita que ainda não possui resiliência o suficiente, saiba que é possível sim desenvolver essa habilidade. Primeiramente, é preciso buscar se autoconhecer. Como você reage perante situações de desconforto ou quando descobre que o seu negócio pode estar enfrentando algum problema? É preciso reconhecer a dificuldade em lidar com algo, antes de buscar combater os obstáculos.
A partir do momento em que você identificar suas fragilidades em lidar com adversidades, ficará mais fácil se fortalecer nesses pontos: há algumas atitudes que um empreendedor pode praticar diariamente, caso esteja precisando fortificar seu lado resiliente.
Encarar mudanças como oportunidades é fundamental nesse processo. Ver alguma transformação como chance de crescimento e melhoria profissional faz com que a situação seja enfrentada com muito mais calma e ainda te auxilia a amadurecer mais em relação a determinado assunto.
Desenvolver a autoconfiança e sair da zona de conforto também ajuda. Confiar em si mesmo no momento de arriscar faz com que a pessoa realmente acredite que é capaz de superar os desafios impostos. Mas, para isso, é preciso evitar o comodismo e a rotina: desafiar-se permite que você pense diferente e tenha novas crenças a respeito daquilo que se deseja.
Saber ouvir opiniões diferentes e aceitar críticas é outro ponto que ajuda a fortalecer sua resiliência. Por isso, é necessário ser flexível para se adaptar. Novamente, desafie-se. Se sentir que ainda não consegue agir de determinada maneira, não ultrapasse seus limites, mas procure ser cada vez mais versátil e adaptável.