Um processo de liderança é comum a qualquer tipo de empresa, mas apresenta diferenças que variam conforme o tamanho das companhias. Para que o seu negócio obtenha cada vez mais sucesso e, consequentemente, lucros, é importante ter uma equipe eficiente e integrada. A aproximação entre líder e subordinado é uma das bases de uma boa liderança.
O diretor executivo da Training People, Luciano Amato, dá 5 orientações para uma boa relação entre líder e funcionário:
1 – Conheça bem a sua equipe como um todo e individualmente
Para o diretor executivo da Training People, Luciano Amato, se o chefe não conhece bem a dinâmica da própria equipe e cada integrante dela, dificilmente vai fazer uma boa gestão. “Para ter uma equipe motivada, você precisa saber exatamente o que estimula a motivação de cada um, para que você possa conquistar essa relação mais próxima”, diz.
2 - Seja participativo
É importante que o líder tenha uma gestão participativa na rotina da empresa e conheça as funções de cada funcionário para saber as suas dificuldades na execução de cada tarefa. “Para delegar melhor as atividades, o líder precisa saber se cada colaborador possui a competência para realizar tal tarefa naquele momento”, explica.
3 – Saiba o grau de maturidade de cada um
Para Amato, o líder precisa saber o grau de maturidade e autonomia de cada funcionário. “Se ele perceber que o empregado não tem a maturidade suficiente para realizar o trabalho, o líder precisa dar mais apoio para um resultado satisfatório”.
4 – Tome iniciativas que inspirem o espírito coletivo
Gestor participativo não pode ser um gestor preocupado apenas com projetos, mas também com pessoas. É interessante realizar iniciativas como reunir a equipe para reflexões sobre questão comportamentais ou atividades e discussões que estimulem o espírito de equipe. Pequenas ações como, por exemplo, reunir toda a equipe em um aniversaria são importantes para aproximar os dois lados.
5 – Seja humilde
Por fim, o pior erro que um líder pode cometer é não ter uma postura humilde e de interação com o restante dos funcionários. “O chefe que se coloca em um pedestal, perde o respeito com a equipe”, conclui.
Para você se inspirar, reunimos 3 exemplos que mostram iniciativas que a sua empresa pode tomar para uma boa relação com seus funcionários:
Google
A empresa faz reuniões semanais toda sexta-feira, chamadas de 'Thanks God it’s Friday'. Os escritórios e cafeterias foram idealizados como espaços de interação entre os colaboradores da mesma equipe ou de outras equipes, proporcionando conversas de trabalho misturadas com descontração.
Cacau Show
O empresário e fundador da empresa, Alexandre Tadeu da Costa, se reúne mensalmente com os aniversariantes de cada mês para uma conversa com direito a quitutes e música tocada por ele e pelos funcionários. A ideia é que esse seja o momento para que todos se conheçam pelo nome, e saibam das necessidades e sonhos de cada um. A empresa realiza uma reunião de equipe todas às segundas-feiras, por exemplo, às 8h da manhã, para começar a semana falando sobre o que aconteceu e o que vai ocorrer de significativo tanto na empresa como na vida de cada integrante.
Bayer
Desde o final de 2010, a empresa tem uma iniciativa chamada Rede Bayer de Especialistas Seniores, que busca aproveitar o potencial de aposentados, empregando-os como consultores em projetos importantes. A Bayer entende que a aposentadoria é o começo de um novo ciclo na vida do funcionário e envolve mudanças na empresa.