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Live Marketing: tudo sobre a estratégia queridinha das grandes empresas

Uma das principais formas de fazer com que o seu cliente se sinta único é colocá-lo no centro de suas ações. Este é um dos objetivos do Live Marketing, uma estratégia capaz de melhorar a percepção de uma marca e promover fidelização. 

O conceito leva em consideração as preferências dos consumidores atuais, que incluem experiências mais interativas e personalizadas. Quer entender melhor o assunto e saber como adaptar o Live Marketing para o seu negócio? Confira o que preparamos!  

O que é Live Marketing? 

Live Marketing, ou “Marketing ao Vivo”, é uma modalidade em que a empresa age com o objetivo de interagir mais com o público. Esta estratégia gera diálogo entre a marca e o indivíduo, fomentando o engajamento nessa relação. 

Seu foco está em desenvolver a empatia do consumidor pela marca, muitas vezes por meio de uma experiência sensorial. Como consequência, é possível elevar as vendas e a retenção de clientes

A estratégia engloba ações, eventos e campanhas que geram interação a fim de conquistar o melhor resultado para um produto, serviço ou marca. Dessa maneira, almeja causar impacto positivo no público, bem como uma percepção diferenciada. 

No Brasil, esta modalidade se tornou mais conhecida a partir de 2013, quando aconteceu o 1° Congresso Brasileiro de Live Marketing, realizado pela Associação de Marketing Promocional (AMPRO). 

Quais as características do Live Marketing?  

Para que o seu resultado seja efetivo, o primeiro passo é entender as bases deste conceito.  

Consumidor como centro da estratégia 

O comprador é o alvo da estratégia de Live Marketing. Portanto, o intuito do seu negócio é aplicar uma ação que promova: 

  • relação positiva com a marca

  • maior interação entre empresa e cliente; 

  • uma experiência agradável para o público; 

  • maior engajamento por parte do consumidor. 

Evolução do marketing promocional 

O Live Marketing gera uma experiência sensorial, indo além de estratégias meramente promocionais. Uma campanha que utiliza recursos como anúncios, cupons ou ofertas pode ajudar a atrair o cliente. No entanto, uma ação em que ele pode testar o produto tende a criar maior apelo. 

Vamos a um exemplo: uma empresa alimentícia que anuncia um novo item por meio de uma oferta está praticando o marketing promocional. Mas, quando permite a degustação da mercadoria, o Live Marketing entra em cena.  

Para que bons resultados sejam alcançados, é necessário que a estrutura da ação seja bem-pensada, com apresentação do item e interação entre cliente e funcionário, além de um ambiente projetado para a ação.  

Apelo sensorial 

Até aqui, já ficou claro que o apelo sensorial é o aspecto principal da estratégia. Em outras palavras, é preciso atrair e reter a atenção da pessoa para o produto ou serviço da empresa, por meio de um mecanismo que gere impacto positivo em seus sentidos. 

Integrar o Live Marketing ao seu planejamento mercadológico pode aumentar a probabilidade de a sua marca reter clientes e ainda melhorar sua imagem perante o público. 

Se considerarmos que o engajamento é outra meta, você ainda pode captar um consumidor de maneira indireta, por meio de recomendação de outro que foi positivamente impactado pela estratégia. 

Como executar o Live Marketing?  

Existem diferentes maneiras de colocar o Live Marketing em prática. Entenda quais são as principais! 

Promover eventos 

Para o lançamento de um produto, por exemplo, é válido realizar eventos e festivais que tenham relação com o público da marca. Nesse caso, o Live Marketing pode se manifestar por meio da entrega de brindes, amostra grátis qualquer ação que envolva os sentidos do cliente.  

Investir na ambientação de pontos de venda 

Mesmo com o avanço do digital, vender por meio de pontos físicos pode ser uma ótima estratégia, especialmente quando há planejamento na ambientação. Isto é, a identidade da marca deve estar presente tanto na arquitetura quanto na decoração do espaço. Ter uma estrutura preparada para atrair seu público-alvo é o ponto chave para estabelecer recursos que possibilitem a interação.  

Utilizar o poder da tecnologia 

É essencial ter criatividade para pensar em uma forma diferente de interação com o público — isso pode ser feito por meio da tecnologia. No ramo imobiliário, por exemplo, a Quartus desenvolveu um sistema em que o cliente pode usar um óculos de realidade virtual para “passear” pelo modelo 3D de um apartamento. 

Nele, dá para ver como ficaria a decoração. Além disso, é possível sentir o calor do forno na cozinha, um odor específico e até o vento que passa pela janela. Isso porque a sala real, por onde se transita, conta com dispositivos que liberam calor e cheiro. Também há um ventilador para simulação de brisa. 

De fato, o Live Marketing reúne uma série de ações e ferramentas capazes de proporcionar experiência positiva ao consumidor. Ainda dentro de recursos tecnológicos, confira outras ideias que você pode executar: 

  • Uma ação virtual em mídia social; 

  • Geomarketing; 

  • A utilização de um vídeo, como o de 360°, que permite maior imersão. 

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Quais os benefícios do Live Marketing para as empresas?  

Existem motivos para que este conceito tenha se tornado tão popular entre as empresas. Veja quais são eles: 

Gerar conexão 

Conquistar a admiração do seu cliente faz toda a diferença para a sua marca a longo prazo. Para isso, o Live Marketing é a estratégia ideal, já que traz experiências que promovem a identificação do público.  

Aumentar a visibilidade da marca 

As ações executadas com base no Live Marketing funcionam como um diferencial para divulgar produtos, serviços e até mesmo a própria empresa como um todo. Quanto mais o cliente se sentir atraído pela iniciativa, maiores são as chances de que ele se lembre da marca posteriormente.  

Garantir mais vendas  

No fim das contas, o Live Marketing traz possibilidades para que os resultados sejam perceptíveis no seu negócio, especialmente por meio das vendas, que se tornam uma realidade mais próxima quando o consumidor passa a ter uma visão positiva daquilo que você oferece.  

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