Uma das principais formas de fazer com que o seu cliente se sinta único é colocá-lo no centro de suas ações. Este é um dos objetivos do Live Marketing, uma estratégia capaz de melhorar a percepção de uma marca e promover fidelização.
O conceito leva em consideração as preferências dos consumidores atuais, que incluem experiências mais interativas e personalizadas. Quer entender melhor o assunto e saber como adaptar o Live Marketing para o seu negócio? Confira o que preparamos!
O que é Live Marketing?
Live Marketing, ou “Marketing ao Vivo”, é uma modalidade em que a empresa age com o objetivo de interagir mais com o público. Esta estratégia gera diálogo entre a marca e o indivíduo, fomentando o engajamento nessa relação.
Seu foco está em desenvolver a empatia do consumidor pela marca, muitas vezes por meio de uma experiência sensorial. Como consequência, é possível elevar as vendas e a retenção de clientes.
A estratégia engloba ações, eventos e campanhas que geram interação a fim de conquistar o melhor resultado para um produto, serviço ou marca. Dessa maneira, almeja causar impacto positivo no público, bem como uma percepção diferenciada.
No Brasil, esta modalidade se tornou mais conhecida a partir de 2013, quando aconteceu o 1° Congresso Brasileiro de Live Marketing, realizado pela Associação de Marketing Promocional (AMPRO).
Quais as características do Live Marketing?
Para que o seu resultado seja efetivo, o primeiro passo é entender as bases deste conceito.
Consumidor como centro da estratégia
O comprador é o alvo da estratégia de Live Marketing. Portanto, o intuito do seu negócio é aplicar uma ação que promova:
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relação positiva com a marca;
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maior interação entre empresa e cliente;
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uma experiência agradável para o público;
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maior engajamento por parte do consumidor.
Evolução do marketing promocional
O Live Marketing gera uma experiência sensorial, indo além de estratégias meramente promocionais. Uma campanha que utiliza recursos como anúncios, cupons ou ofertas pode ajudar a atrair o cliente. No entanto, uma ação em que ele pode testar o produto tende a criar maior apelo.
Vamos a um exemplo: uma empresa alimentícia que anuncia um novo item por meio de uma oferta está praticando o marketing promocional. Mas, quando permite a degustação da mercadoria, o Live Marketing entra em cena.
Para que bons resultados sejam alcançados, é necessário que a estrutura da ação seja bem-pensada, com apresentação do item e interação entre cliente e funcionário, além de um ambiente projetado para a ação.
Apelo sensorial
Até aqui, já ficou claro que o apelo sensorial é o aspecto principal da estratégia. Em outras palavras, é preciso atrair e reter a atenção da pessoa para o produto ou serviço da empresa, por meio de um mecanismo que gere impacto positivo em seus sentidos.
Integrar o Live Marketing ao seu planejamento mercadológico pode aumentar a probabilidade de a sua marca reter clientes e ainda melhorar sua imagem perante o público.
Se considerarmos que o engajamento é outra meta, você ainda pode captar um consumidor de maneira indireta, por meio de recomendação de outro que foi positivamente impactado pela estratégia.
Como executar o Live Marketing?
Existem diferentes maneiras de colocar o Live Marketing em prática. Entenda quais são as principais!
Promover eventos
Para o lançamento de um produto, por exemplo, é válido realizar eventos e festivais que tenham relação com o público da marca. Nesse caso, o Live Marketing pode se manifestar por meio da entrega de brindes, amostra grátis qualquer ação que envolva os sentidos do cliente.
Investir na ambientação de pontos de venda
Mesmo com o avanço do digital, vender por meio de pontos físicos pode ser uma ótima estratégia, especialmente quando há planejamento na ambientação. Isto é, a identidade da marca deve estar presente tanto na arquitetura quanto na decoração do espaço. Ter uma estrutura preparada para atrair seu público-alvo é o ponto chave para estabelecer recursos que possibilitem a interação.
Utilizar o poder da tecnologia
É essencial ter criatividade para pensar em uma forma diferente de interação com o público — isso pode ser feito por meio da tecnologia. No ramo imobiliário, por exemplo, a Quartus desenvolveu um sistema em que o cliente pode usar um óculos de realidade virtual para “passear” pelo modelo 3D de um apartamento.
Nele, dá para ver como ficaria a decoração. Além disso, é possível sentir o calor do forno na cozinha, um odor específico e até o vento que passa pela janela. Isso porque a sala real, por onde se transita, conta com dispositivos que liberam calor e cheiro. Também há um ventilador para simulação de brisa.
De fato, o Live Marketing reúne uma série de ações e ferramentas capazes de proporcionar experiência positiva ao consumidor. Ainda dentro de recursos tecnológicos, confira outras ideias que você pode executar:
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Uma ação virtual em mídia social;
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Geomarketing;
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A utilização de um vídeo, como o de 360°, que permite maior imersão.
Quais os benefícios do Live Marketing para as empresas?
Existem motivos para que este conceito tenha se tornado tão popular entre as empresas. Veja quais são eles:
Gerar conexão
Conquistar a admiração do seu cliente faz toda a diferença para a sua marca a longo prazo. Para isso, o Live Marketing é a estratégia ideal, já que traz experiências que promovem a identificação do público.
Aumentar a visibilidade da marca
As ações executadas com base no Live Marketing funcionam como um diferencial para divulgar produtos, serviços e até mesmo a própria empresa como um todo. Quanto mais o cliente se sentir atraído pela iniciativa, maiores são as chances de que ele se lembre da marca posteriormente.
Garantir mais vendas
No fim das contas, o Live Marketing traz possibilidades para que os resultados sejam perceptíveis no seu negócio, especialmente por meio das vendas, que se tornam uma realidade mais próxima quando o consumidor passa a ter uma visão positiva daquilo que você oferece.
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