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Gestão de Tempo: saiba como gerenciar prioridades na sua empresa

pessoa fazendo a gestão de tempo no computador

Ser eficiente e eficaz é um dos grandes objetivos da maioria das pessoas que trabalham e precisam ser produtivas. Isso porque nosso dia tem apenas 24 horas e, muitas das vezes, fica difícil cumprir tudo o que precisamos, seja pessoal ou profissional.

Por isso, muito se fala sobre como podemos gerenciar o nosso tempo. O assunto é complexo! Nesse artigo, trouxemos as principais questões a respeito do tema e sobre como organizar a agenda de compromissos com algumas dicas práticas. Pensando em quem tem seu próprio negócio, também mostramos sugestões para quem quer gerenciar as prioridades e ganhar produtividade.

Vamos lá?

O que é a gestão do tempo?

Por definição, a gestão do tempo envolve todo um conjunto de técnicas e habilidades que facilitam e otimizam a realização de tarefas, com foco na produtividade e eficiência.

Sendo assim, fazer uma boa gestão do tempo é essencial para quem geralmente precisa desempenhar várias funções durante o dia – tanto nas tarefas de casa quanto no ambiente de trabalho, pois é possível através da organização manter uma boa performance.

Como melhorar a gestão do tempo?

Melhorar a gestão do tempo não é difícil. Como já dissemos, trata-se de estabelecer algumas técnicas que ajudam a visualizar de forma fácil e prática as tarefas e organizá-las no tempo que temos disponível durante o dia.

Trouxemos aqui algumas dicas simples que podem ser implementadas facilmente e colaboram com uma boa gestão de tempo:

Tenha uma agenda

Se você ainda não tem uma agenda, nossa dica nº1 é que chegou a hora de ter! Uma agenda vai facilitar a organização das suas tarefas e a visualização dos compromissos futuros.

Liste suas tarefas diárias

Para começar uma boa gestão, faça uma lista das suas tarefas diárias. Isso vai possibilitar ter uma visão inicial de tudo o que precisa ser feito e já começar a controlar o seu tempo. É importante listar a atividade e o tempo que você gasta com cada uma delas, das mais difíceis para as mais fáceis.

Defina suas metas e objetivos

Todos temos metas e objetivos, seja em casa ou no trabalho.

Portanto, nada melhor do que colocarmos isso no papel, certo? Separe quais são suas metas e objetivos e o prazo máximo para alcançá-los. Ter essa definição é essencial para organizar o tempo do passo a passo a ser estabelecido.

Evite a procrastinação

Desenvolva sua autodisciplina. A técnica de definição de prazos pode ser utilizada para vários casos e nos ajuda a evitar a procrastinação. Sendo assim, ela funciona na escolha de um prazo apertado máximo para cada atividade, onde é necessário realmente aprender a gerir o seu tempo e controlar.

Identifique seus ladrões de tempo

São vários os nossos ladrões de tempo. Já paramos para pensar o quanto ficamos nas redes sociais? Ou quanto tempo gastamos no transporte público, por exemplo?

Por isso, é preciso identificar quais os seus e como fazer para otimizar o tempo gasto desnecessário, que poderia ser melhor aproveitado com outra tarefa que tenha sido definida na sua lista.

Como gerenciar prioridades na sua empresa

Bom, já falamos muito sobre gestão de tempo, mas como isso pode ser aplicado no seu negócio?

Para exemplificar da melhor forma, trouxemos 4 dicas básicas que podem te ajudar no dia a dia:

  1. Gerencie suas tarefas: utilize ferramentas que ajudem na gestão;
  2. Defina pesos para cada tarefa: após definir as tarefas, defina o grau de prioridade para cada uma delas;
  3. Automatize processos: confira suas principais atividades manuais e operacionais que podem ser facilitadas através da automatização;
  4. Monitore seu tempo: defina horas para entrar e sair.

Essas são apenas dicas simples para começar a organizar o local de trabalho, mas que são essenciais para quem busca otimizar o tempo e aumentar a produtividade.

Qual é a importância da gestão de tempo?

Como já colocamos aqui, gerir o tempo é essencial para ganho de produtividade e eficácia. Por meio de uma melhor gestão do seu tempo, é possível ser mais assertivo na administração das tarefas e consequentemente atingir suas metas.

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