Busca
Agronegócio Empreendedorismo

4 lições inspiradoras de um empreendedor que enfrentou altos e baixos

Foto: Reprodução/Glassdoor

Conhecer os altos e baixos da vida de outras pessoas é uma maneira de enxergar que você não está sozinho na gangorra que é a vida de um empreendedor. Nascido na Polônia, Tomas Gorny tem uma trajetória capaz de inspirar qualquer um.
 

Ele se mudou para os Estados Unidos com apenas 20 anos, sem ter um vocabulário muito extenso em inglês. Desde pequeno, sonhava em ter o seu próprio negócio. Após trabalhar com serviços de limpeza e estacionamento durante seus primeiros anos na Terra do Tio Sam, Gorny se tornou um dos primeiros membros de uma empresa de hospedagens de sites, a Internet Communications, ramo no qual ele já tinha alguma experiência. Dois anos depois, a companhia foi comprada por uma organização pública, fazendo do jovem um milionário aos 22 anos. Tudo ia bem, até que o estouro da bolha da Internet o fez perde quase tudo. 'Foi um erro definir minhas metas em torno do meu patrimônio. De repente, tudo caiu', contou ele ao site Business Insider.

Naquele momento, Gorny mostrou a importância da perseverança na trajetória de um empreendedor. Em vez de desistir do mundo dos negócios, em 2001, Gorny aproveitou a sua experiência em hospedagem de sites e abriu uma startup chamada IPOWER, que cresceu exponencialmente. Seis anos mais tarde, a companhia se tornou uma referência no setor e fundiu-se com outra do ramo. Depois, foi vendida para Warburg Pincus e Goldman Sachs por quase 1 bilhão de dólares. 'O que eu aprendi até agora é o que me permite fazer o que eu faço neste momento', disse.

Hoje, Gorny é dono de três empresas norte-americanas, entre elas, a Nextiva, especializada em serviços na nuvem, que tem previsão de um faturamento de 100 milhões de dólares em 2016. 'Eu acredito ter uma história interessante, mas sinto não ter feito nada ainda comparado ao que minhas novas empresas farão no futuro'.

Ao passar por altos e baixos ao longo de sua trajetória, o empreendedor aprendeu valiosas lições que podem ser aplicadas em outros negócios. Acompanhe algumas delas a seguir:

1. Fracasso é aprendizado

Gorny não alcançou o sucesso sem antes passar por muitas falhas em sua carreira. No entanto, ele entende que os erros são os maiores aprendizados. 'Você pode refletir e analisar para não os repetir'.

2. Trabalhe com pessoas de alto potencial

A rotina de um empreendedor já é recheada de desafios e imprevistos, portanto, ele recomenda não desperdiçar seu tempo trabalhando com pessoas das quais você não gosta. 'Eu só quero lidar com o estresse relacionado à gestão dos negócios e não a respeito dos relacionamentos entre as pessoas'.

3. Aprecie ser subestimado

Segundo o empreendedor, pode ser interessante quando as pessoas subestimam o seu potencial, pois funciona como um agente motivador. Por exemplo, além de europeu, ele entrou no mundo dos negócios muito jovem nos Estados Unidos e as pessoas não o levavam muito a sério.

4. Foque no crescimento dos negócios

De acordo com Gorny, um empreendedor não deve iniciar um negócio com o objetivo de vendê-lo. Foque seus esforços em criar um valor real para os outros: 'Todo o sucesso se encontra no valor que o negócio proporciona'.

Temos conteúdos exclusivos para você desenvolver ainda mais o seu negócio. Cadastre-se gratuitamente e confira!

Continue lendo

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação, memorizar suas preferências e personalizar o conteúdo publicitário de acordo com seus interesses. Veja mais detalhes em nossa Política de Privacidade.