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Indicadores de desempenho para salão de beleza: 4 dados que você deve acompanhar



O Brasil é o terceiro país no mundo com o
maior mercado de estética, ficando atrás apenas dos Estados Unidos e da China. Diante da grande competição por espaços de destaque, empresas de serviços estéticos buscam implementar estratégias de desenvolvimento para o negócio. Contudo, para alcançar esse objetivo, é indispensável estar atento aos indicadores de desempenho para salão de beleza.

Tendo em vista a importância do tema para o crescimento de instituições — especialmente as de pequeno porte —, elencamos alguns esclarecimentos sobre indicadores de desempenho, além de dicas para que você saiba quais dados deve acompanhar. Confira!

O que são indicadores de desempenho?

Indicadores de desempenho são dados que viabilizam a análise sobre o resultado obtido por uma empresa.

Por meio dessas informações em forma de número, é possível verificar com maior precisão se uma atividade está sendo executada conforme o planejado.

Além disso, eles também permitem observar se esse planejamento é suficiente para alcançar o objetivo do negócio e gerar crescimento.

Por que é importante analisar os indicadores?

Uma boa administração é a chave para o sucesso de qualquer empresa. Para que a gestão seja eficiente, é indispensável saber avaliar o desempenho do negócio e identificar quais são os pontos que devem ser aprimorados.

Nesse sentido, os indicadores de desempenho para salão de beleza podem oferecer uma resposta concreta. Por meio do acompanhamento do resultado, o gestor poderá sanar qualquer falha e implementar melhorias.

Quatro dados que você deve acompanhar

1. Tempo de cada procedimento

O tempo médio para a realização de um procedimento estético pode revelar informações sobre a produtividade da equipe e, inclusive, sobre a satisfação do cliente. Afinal, ao optar pelo salão de beleza, o consumidor espera por um serviço profissional e eficiente.

Se isso não é concretizado na prática, o estabelecimento pode estar diante da necessidade de investir mais em capacitação, de reavaliar o número de colaboradores para suprir a demanda ou de redistribuir tarefas.

2. Faturamento

Acompanhar o faturamento da empresa também é de grande importância. Afinal, o desempenho financeiro pode contribuir para a avaliação sobre o resultado obtido com determinada estratégia.

A obtenção do indicador pode ser feita por meio da contabilização do número de procedimentos realizados ao longo do mês.

3. Custos do negócio

Os custos do negócio compreendem todo investimento necessário à sua manutenção. Avaliar esse dado pode indicar falhas que comprometem a qualidade do serviço prestado.

Afinal, o gasto elevado com um procedimento pode reduzir a lucratividade da empresa e, dessa maneira, diminuir a margem para investir em melhoria.

Ao identificar as maiores fontes de gasto, o gestor poderá adotar uma medida para poupar recursos, aumentar a receita e desenvolver a organização.

4. Nível de satisfação do cliente

Um dos dados capazes de orientar sobre a qualidade do serviço é o nível de satisfação do cliente. O indicador pode ser obtido por meio de uma pesquisa ou formulário, e visa demonstrar ao gestor quais são os pontos que deixam a desejar na visão do consumidor.

Ao observar as críticas e observações do público, o administrador poderá adotar uma medida estratégica para aprimorar o serviço da empresa e, dessa forma, conquistar mais clientes.

Acompanhar os indicadores de desempenho para salão de beleza é indispensável para o desenvolvimento do negócio. Isso porque, para realizar uma boa gestão, o administrador precisa conhecer as falhas e os acertos dos processos da empresa. Afinal, somente dessa forma é possível tomar medidas para aprimorar os serviços e atrair mais clientes.

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