Busca
Agronegócio Empreendedorismo

Empreendedor e empresário: Entenda a diferença

homem empreendedor e empresário trabalhando em seu negócio

As palavras “empreendedor” e “empresário” são constantemente utilizadas como sinônimos para definir aqueles que são donos de um negócio. No entanto, existem diferenças entre os dois termos, com características que se complementam.   

Enquanto o ato de empreender está ligado à criatividade, ser empresário significa administrar a empresa de forma eficiente para que boas ideias rendam resultados satisfatórios.  

De fato, tanto o espírito empreendedor quanto a função de empresário são extremamente importantes para que um negócio faça sucesso. Para entender melhor em qual perfil você se encaixa e quais habilidades estão ligadas a cada um deles, atente-se às informações abaixo. Boa leitura!  

O que é ser empresário?  

Basta ser proprietário de uma empresa para ser chamado como empresário. Para promover o crescimento e a lucratividade do seu negócio, alguns dos maiores objetivos deste profissional são buscar soluções para desafios no mercado e acompanhar o desempenho de cada setor.  

Além dos que abrem seu próprio negócio, existem empresários que compram ou herdam empresas prontas e atuam somente em sua administração, sem levar a inovação como prioridade.  

Conheça as principais competências que costumam fazer parte do perfil do empresário: 

  • Foco em resultados 

  • Determinação 

  • Liderança 

  • Habilidades em finanças 

  • Capacidade analítica 

  • Decisões bem calculadas 

O que é ser empreendedor?  

O empreendedor é movido pela inovação e criatividade. Dessa forma, sabe bem como identificar oportunidades, ter ideias inovadoras e colocar em prática tudo aquilo que foi idealizado.  

Ao contrário do que muitos pensam, um empreendedor nem sempre é o dono da empresa. Um profissional motivado a engajar uma equipe e implementar melhorias por meio de novidades, por exemplo, se encaixa neste conceito.  

Conheça as principais competências que costumam fazer parte de um perfil empreendedor: 

  • Iniciativa 

  • Criatividade 

  • Determinação 

  • Liderança 

  • Coragem 

  • Otimismo 

É possível ser empreendedor e empresário ao mesmo tempo? 

Nem todo empreendedor é empresário e nem todo empresário é empreendedor. Isso porque as habilidades de cada um dos perfis divergem entre si, com pontos fortes e fracos para o crescimento de um negócio.  

Por terem a gestão como foco, empresários podem ter dificuldade de pensar fora da caixa e partir para a ação de forma inovadora. Consequentemente, se torna mais difícil superar a concorrência.  

Boas ideias, no entanto, não são suficientes para que uma empresa se mantenha a longo prazo. Empreendedores que não possuem as habilidades administrativas de um empresário estão sujeitos a enfrentar problemas na gestão do seu negócio

Felizmente, existem diversos empresários que possuem características e habilidades ligadas ao empreendedorismo, unindo o sonho de fazer acontecer com conhecimentos de gestão. Este é o cenário perfeito para o sucesso de qualquer empresa.  

Saiba mais sobre o Programa Avançar

Com foco no desenvolvimento do empreendedor, trazemos uma série de conteúdos que auxiliam na gestão do seu negócio. Além de vídeos, podcasts e ebooks atualizados com as novidades do mercado, o Avançar oferece uma série de cursos com foco no empreendedor, entre eles: Curso de Educação Financeira, Curso de Crédito e Curso para MEI.  

Comece agora mesmo seu curso gratuitamente e ganhe um certificado digital. Cadastre-se!

Como abrir sua Conta MEI Santander

Simples, digital e precisa de apenas 2 documentos: 

• Documento de identidade (RG ou CNH) 

• Número de CPF 

>> Abra a sua conta MEI << 

Post ID: | Current Page ID: 6000

Continue lendo

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação, memorizar suas preferências e personalizar o conteúdo publicitário de acordo com seus interesses. Veja mais detalhes em nossa Política de Privacidade.