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Dia dos pais: 7 dicas para aumentar as vendas

Apesar de ter um apelo menor do que o Dia das Mães, o Dia dos Pais é uma data importante para as vendas do ano. Em 2021, segundo dados da Neotrust, empresa de Inteligência de mercado focada em e-commerce, o varejo digital faturou R$ 6,2 bilhões entre 24 de julho e 7 de agosto de 2021, uma alta de 15,99% em relação a 2020. Esse ano, o Dia dos Pais será celebrado em 14 de agosto. E o ideal é já começar a preparar seu negócio para aproveitar a data. 

Confira cinco dicas para aumentar as vendas motivadas pelo Dia dos Pais:

1. Reforce ações nas redes sociais

É o momento de lembrar o seu consumidor de que você tem opções de presentes para o Dia dos Pais. Por isso, vale intensificar as postagens em suas redes sociais reforçando esse ponto, inclusive investindo em post patrocinados para sua campanha ter maior alcance. Importante que as mensagens não mencionem apenas a venda de produtos: intercale com conteúdos sobre os benefícios de determinados itens (mantendo o foco, claro, naqueles que podem ser presenteados para pais).

2. Sugira presentes para o momento de trabalho híbrido/remoto

A migração, resultante da pandemia, do trabalho presencial para o modelo remoto trouxe novas necessidades que podem representar oportunidades de venda no Dia dos Pais. Avalie quais itens, dentro do seu mix, podem servir para levar mais conforto, produtividade e ergonomia para o trabalho em casa ou para o modelo híbrido, e dê destaque a eles nos seus canais de venda. 

3. Presentes combinados ou venda recorrente/por assinatura

Datas especiais são um excelente momento para aumentar o ticket médio, com a oferta de produtos combinados, já que o consumidor está mais motivado para comprar. Por isso, procure sempre criar combos/kits de produtos ou fazer sugestões de compras complementares. Associar itens de menor valor a produtos de preços mais altos é uma estratégia para atrair aquele cliente disposto a gastar “um pouquinho” mais.
Se você também trabalha com vendas por assinatura, esse é um momento muito favorável para reforçar essa oferta. Considere, inclusive, oferecer um período menor de contratação ou um tempo de “experimentação”, com desconto especial para a renovação feita pelo próprio presenteado.

4. Crie momentos para pais e filhos

Sugerir presentes que promovam momentos de interação entre pais e filhos é algo muito positivo. Jogos, camisetas combinando, ingredientes para os filhos prepararem um almoço especial para o pai, são algumas possibilidades.

5. No e-commerce, ofereça a possibilidade do envio como “presente”

Oferecer conveniência é sempre uma forma de agregar valor para seu cliente. Incluir a possibilidade de que o item já chegue embalado para presente, por exemplo, pode ser um diferencial para aquele cliente que pretende que a entrega seja feita diretamente para o presenteado. Não se esqueça, porém, de calcular o custo para isso (é possível repassar para o cliente) e, ainda, o quanto esse processo irá impactar na sua logística de preparação dos produtos para entrega. Outra possibilidade é sugerir a compra de embalagem para presente, algo que também facilita a vida do consumidor.

6. Aumente a atenção no atendimento pelos diversos canais

Seu negócio pode vivenciar uma maior procura devido às compras pelo Dia dos Pais. Por isso, é preciso redobrar o cuidado com todos os canais de atendimento. As pessoas buscam agilidade, clareza e cordialidade nas perguntas que realizam em canais como WhatsApp, Facebook, Instagram. Descuidar disso pode resultar não só na perda de vendas, mas também, comprometer a experiência do cliente.

7. Entrega rápida e garantida 

Prepare sua logística para um possível aumento de vendas, sempre considerando ter capacidade de entrega garantida para que a compra chegue a tempo de ser presenteada no Dia dos Pais. Muito cuidado para não prometer um prazo de entrega e não conseguir cumprir. Pior que perder uma venda é o atraso na entrega gerar uma reclamação prejudicando a reputação da sua marca.

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