Busca
Agronegócio Empreendedorismo

Desenrola Brasil para MEI: programa de renegociação de dívidas para empresas deve ser lançado no primeiro trimestre

A imagem mostra uma pessoa com notas de cem reais na mão para ilustrar o Desenrola Brasil para MEI.

No dia 17 de janeiro, Márcio França, ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, anunciou que o Governo Federal pretende lançar um programa de renegociação de dívidas para pequenas empresas. 

O Desenrola Brasil para MEI será feito nos mesmos moldes do Desenrola Brasil, programa de renegociação de dívidas que o Governo Federal criou para que pessoas físicas pudessem limpar seus nomes, e, por enquanto, está sendo chamado de “Programa Desenrola para empresas e MEI” ou “Desenrola PJ”. 

Nesse artigo, nós do Programa Avançar vamos responder as principais dúvidas sobre o programa! Leia agora! 

O que é o Desenrola Brasil para MEI? 

O Desenrola Brasil para MEI – também chamado de Desenrola PJ – é um programa de renegociação de dívidas destinado aos MEIs e às pequenas empresas que se encontram endividadas. 

Ele foi criado tendo como molde o Desenrola Brasil, programa de renegociação de dívidas criado para que brasileiros possam limpar seus nomes e conseguir crédito no mercado.

Quando o Desenrola Brasil para MEI será lançado? 

Segundo o ministro Márcio França, a expectativa é que o Desenrola Brasil para MEI seja lançado ainda no primeiro trimestre de 2024. 

Quantos MEIs o Desenrola Brasil para MEI pode beneficiar? 

Espera-se que o Desenrola Brasil para MEI beneficie cerca de 7 milhões de microempreendedores individuais (MEI). Esse número corresponde a quase 47% dos MEIs do Brasil. 

Quais dívidas poderão ser renegociadas no Desenrola Brasil para MEI? 

Ainda não se sabe quais dívidas poderão ser renegociadas, mas Márcio França afirmou que o programa deve contemplar dívidas do Pronampe (Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte)

Como será implementado o Desenrola Brasil para MEI? 

O Desenrola Brasil para MEI será implementado por fases, assim como aconteceu com sua versão para pessoas físicas, que começou em julho de 2023 e tem previsão de encerramento em março de 2024. 

Quais são as novidades para o MEI em 2024? 

Além do Desenrola Brasil para MEI, os MEIs terão algumas novidades em 2024. Entre elas estão: 

  • Uma proposta de revisão dos limites de faturamento do MEI – que, atualmente, é de R$81 mil ao ano; 

  • Criação do cartão MEI, para identificar microempreendedores individuais. 

O ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte também estuda ampliar o prazo para que as empresas possam optar pelo Simples Nacional: a ideia é que o prazo em 2024 seja maio em vez do fim de janeiro como é atualmente. 

Saiba mais sobre o Programa Avançar

Com foco no desenvolvimento do empreendedor, trazemos uma série de conteúdos que auxiliam na gestão do seu negócio. Além de vídeos, podcasts e ebooks atualizados com as novidades do mercado, o Avançar oferece uma série de cursos com foco no empreendedor, entre eles: Curso de Educação Financeira, Curso de Crédito e Curso para MEI.  

Comece agora mesmo seu curso gratuitamente e ganhe um certificado digital. Cadastre-se!

Como abrir sua Conta MEI Santander

Simples, digital e precisa de apenas 3 documentos: 

• Documento de identidade (RG ou CNH) 

• Número de CPF 

• Certificado de MEI 

>> Abra a sua conta MEI << 

Post ID: | Current Page ID: 3372

Continue lendo

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação, memorizar suas preferências e personalizar o conteúdo publicitário de acordo com seus interesses. Veja mais detalhes em nossa Política de Privacidade.