Busca
Agronegócio Empreendedorismo

Como ser um empreendedor? Confira 6 passos para começar

empreendedor

Ter seu próprio negócio é o sonho de muitos brasileiros. Nos últimos anos, o número de empreendedores no Brasil aumentou, muito por conta da necessidade de renda extra e da busca por novas possibilidades e qualidade de vida.

Grandes investimentos não são um obstáculo para o início de um empreendimento, já que hoje é possível começar a empreender em casa e até mesmo de forma digital, sem que seja preciso investir em espaço físico ou equipamentos.

Se você não sabe por onde começar e quer saber como se tornar um empreendedor, preparamos este artigo com 6 passos para quem quer começar seu próprio negócio. Confira com a gente!

O que é preciso para se tornar um empreendedor?

Algumas características são necessárias para quem quer se tornar um empreendedor, a partir do momento que constituir sua empresa e lidar com as questões do dia a dia exige habilidades desde administrativas à operacionais.

Antes de tudo, é preciso ter espírito de liderança, ser persistente e voltado à ação. Afinal, começar um negócio do zero exige o desenvolvimento constante de proatividade e capacidade de analisar e aplicar os conhecimentos e soluções tendo como foco o crescimento da empresa.

Quem pode se tornar um empreendedor?

Iniciar um negócio não é exclusividade de poucas pessoas, afinal, todos podem empreender. Como já comentamos, hoje é possível começar do zero e com pouco investimento. Mesmo quem não possui as características que comentamos anteriormente, saiba que é possível desenvolvê-las com muito networking, cursos e leituras.

6 passos para começar seu negócio de sucesso

Elencamos a seguir 6 passos para quem quer se tornar um empreendedor de sucesso.

1. Capacite-se

É muito importante conhecer as principais técnicas de negociação e estar sempre atento às principais mudanças do mercado.

A capacitação constante leva ao conhecimento necessário para que o seu negócio prospere. Assista filmes do assunto, participe de workshops, palestras, feiras e faça muito networking. É fundamental pesquisar e entender as principais necessidades do seu setor com o objetivo de aprimorar e expandir seus conhecimentos.

#DicaEspecial: o Programa Avançar atua com foco em conteúdos sobre Gestão e Negócios para o empreendedor na plataforma Avançar+.

2. Automatize processos

A automatização de processos é importante para uma boa gestão do dia a dia do seu negócio. É de extrema importância manter a organização e fluxos bem definidos e, para isso, muitas plataformas e ferramentas podem ser úteis.

Use a tecnologia a seu favor na condução dessas atividades. É muito mais prático contar com sistemas integrados que facilitam a gestão dos negócios, com fluxo de caixa e as informações dos seus clientes, como o CoPiloto Santander, sistema de Gestão disponível no Internet Banking e App Empresas.

3. Formalize-se

Para o crescimento saudável e sucesso do seu negócio, é essencial que tudo esteja bem formalizado. Afinal, sem registro não é possível ter CNPJ, para emitir notas fiscais, ter uma conta PJ, obter um financiamento ou até mesmo algum tipo de crédito para investimento em materiais e qualquer outro tipo de melhoria que seja necessária.

4. Tenha controle financeiro

Sabemos que estar a frente de uma empresa não é fácil e gerir os negócios costuma ser ainda mais complicado quando precisamos separar as finanças pessoais e da empresa. Por isso, é de extrema importância que você separe a conta jurídica da pessoal, onde é possível separar e se controlar financeiramente, além de contar com benefícios e condições especiais para empresas.

Nossas dicas para que se mantenha um bom controle financeiro, é a realização do pró-labore e distribuição de lucros. Além disso, ter atenção às entradas e saídas do seu caixa, com atenção especial ao fluxo de caixa é fundamental no acompanhamento das finanças no dia a dia.

5. Pesquise seu mercado

Entender seu mercado e o seu público é a chave do sucesso. Procure realizar uma pesquisa para entender o comportamento do seu cliente. Com essas informações e dados é mais fácil ter noção sobre as principais necessidades do seu cliente e assim fornecer serviços e produtos com atendimento personalizado, trazendo um diferencial perante a concorrência.

6. Busque por inovação

Ter senso por inovação hoje é essencial para o bom andamento dos negócios a longo prazo. Gerar valor ao seu cliente e rentabilizar suas ações se torna fundamental numa estratégia que consegue unir criatividade com soluções práticas que trazem apenas benefícios nos processos e rotina.

No atual cenário de rápidas mudanças que vivemos, buscar constantemente a inovação no seu negócio é importante para a manutenção da relevância de um empreendimento no mercado.

Saiba mais sobre o Programa Avançar

Com foco no desenvolvimento do empreendedor, trazemos uma série de conteúdos que auxiliam na gestão do seu negócio. São cursos online e podcasts atualizados com as novidades do mercado, dentre outras vantagens exclusivas:   

>>   Cadastre-se gratuitamente <

Continue lendo

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação, memorizar suas preferências e personalizar o conteúdo publicitário de acordo com seus interesses. Veja mais detalhes em nossa Política de Privacidade.