Busca
Agronegócio Empreendedorismo

Inovação: o que é e como aplicá-la ao seu negócio

Você considera que o seu empreendimento utiliza a inovação a seu favor? Ou tem se preocupado com tantas outras partes da administração e nem conseguiu reservar um tempo para pensar em inovar?

O que é inovação?

Pensar em inovação apenas como o conjunto de novos equipamentos, técnicas ou pensamentos que agem em prol de um mercado ou de um ramo empresarial é uma noção incompleta.

Uma maneira eficaz de definir inovação está em pensá-la como uma combinação de criatividade com trabalho. A porção criativa envolve o poder de criar, modificar e produzir. O trabalho denota o empenho em realizar a referida criatividade, de aplicá-la com resultados reais.

No dicionário Michaelis da língua portuguesa, o verbo inovar aparece definido como “produzir ou tornar algo novo; renovar, restaurar”. Essa definição é bastante adequada para o sentido que a inovação deve ter em seu negócio.

Inovar é preciso?

Com o cenário de mudanças em velocidade extrema que vivemos, a inovação é basicamente essencial para a manutenção da relevância de um empreendimento no mercado. É possível afirmar que essa conjectura é mais observada em alguns setores do que em outros, mas os benefícios da inovação podem ser sentidos em qualquer área.

Um dos grandes pontos positivos de empresas inovadoras é a maior facilidade de atingir mercados em crescimento, como os de novos produtos ou áreas de consumo (dispositivos eletrônicos são um bom exemplo). A inovação também é um ingrediente para o desenvolvimento de ideias originais e com potencial.

Apesar de existir mérito no método tradicional de gerir negócios, utilizar-se de diferencial e novas ideias pode dar ao negócio o poder que ele precisa para se destacar entre os outros.

Como aplicar a inovação?

Para saber se um esforço de inovação é aplicável, você deve observar se ele pode ser reproduzida com relativo baixo custo e se ela realmente supre uma necessidade que antes não era contemplada (ou pelo menos não tão bem contemplada).

Logo, uma inovação pode revolucionar a execução uma tarefa do cotidiano que nunca pensamos que seria alterada. Bons exemplos chegam a mudar a relação dos consumidores com os produtos para sempre. Pense, por exemplo, na telefonia celular e nas inovações dos smartphones.

Saiba mais sobre o Programa Avançar

Com foco no desenvolvimento do empreendedor, trazemos uma série de conteúdos que auxiliam na gestão do seu negócio. São cursos online e podcasts atualizados com as novidades do mercado, dentre outras vantagens exclusivas:   

>>   Cadastre-se gratuitamente <

Continue lendo

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação, memorizar suas preferências e personalizar o conteúdo publicitário de acordo com seus interesses. Veja mais detalhes em nossa Política de Privacidade.