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Todos têm crenças morais e coisas com as quais são apaixonadas. E porque seria diferente com as empresas? Rebecca Henderson, presidente do grupo Talent Solutions e uma das líderes mais inovadoras do mercado, falou sobre o tema na HSM Expo 2016, em realizado em São Paulo. Ela afirma que o propósito dentro de uma empresa faz toda a diferença no que mais importa: o funcionamento diário da companhia e o potencial de inovação do negócio.
Um propósito, nas palavras de Rebecca, significa “um comprometimento moral além dos ganhos da corporação” . Ou seja: a sua empresa deve ter um objetivo claro, além de ganhar dinheiro. “Você atrai pessoas que acreditam que o futuro vai ser diferente e que querem agir para fazer acontecer. Isso significa gente disposta a trabalhar com vontade porque elas acreditam no que você acredita”, explicou.
Rebecca conta que, numa pesquisa feita pela sua equipe nos Estados Unidos, percebeu que hoje a maioria avassaladora das pessoas trabalha com uma mentalidade de “estou só fazendo o que me mandaram”, e como consequência, trabalhando em só 50% da sua capacidade. Mas esse quadro muda em empresas como a Unilever, em que o propósito foi introduzido de tal maneira que muda o jeito com que as pessoas trabalham. Quando as pessoas acreditam que estão fazendo uma diferença, elas se tornam mais criativas e motivadas. “Assim dá para dar conta de duas vezes a carga de trabalho com os mesmos recursos”, afirmou.
Ter um propósito é parte essencial de se adaptar ao mundo moderno. Um elemento chave para o sucesso de companhias jovens é que o objetivo do negócio ainda está vivo na mente de todos, e isso é algo do que as grandes empresas podem se apropriar. Rebecca destaca que “as empresas que são comprometidas emocionalmente são muito mais propensas a inovar. Você não pode só pensar nos números, tem que considerar as possibilidades”. No entanto, existe um porém: ter um propósito não é algo que aparece da noite para o dia, e nem que é fácil de fazer. Na verdade, imediatamente depois da implantação do começo do processo, existe uma queda no crescimento da empresa. Isso porque desenvolver um propósito implica em um investimento em treinamento e desvio das pessoas do seu dia-a-dia. Por isso, o planejamento deve ser feito a longo prazo, porque logo depois dessa discreta queda, a linha do gráfico sobe vertiginosamente. Não existe fórmula mágica para o crescimento, e não existe um único propósito que funciona para todas as empresas, mas se o plano for bem implementado, ter um propósito sólido pode impulsionar a sua empresa na direção da inovação, e da eficiência necessárias para o crescimento.