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Como equilibrar trabalho e vida pessoal

Foto: Shutterstock

Possível ou não, equilibrar trabalho e vida pessoal é hoje uma necessidade. Família, amigos, saúde, hobbies, viagens, lazer e trabalho. Como colocar tudo isso dentro de uma agenda com apenas 24 horas por dia?

'O segredo da administração do tempo eficaz é a mudança de comportamento', diz o sócio da Alliance Coaching, Alexandre Rangel. Segundo o especialista, algumas atitudes que tomamos no dia a dia só contribuem para que a gente se desorganize cada vez mais e deixe de cumprir compromissos. Pensando nisso, veja 7 passos para alcançar o equilíbrio, sugeridos por Rangel:

1. Coloque-se na agenda

Esteja disposto a investir de forma integrada e harmoniosa nas questões pessoais, sociais, espirituais e profissionais.

2. Faça uma lista

Enumere todas as coisas que precisa fazer, sejam tarefas de trabalho ou atividades pessoais. O importante é tirar da mente e colocar no papel exatamente tudo que deve ser realizado. Não inclua na lista as tarefas que levarão menos de dois minutos para serem realizadas. Você deve executá-las imediatamente, assim não ocuparão espaço na agenda.

3. Tenha uma visão semanal

Planeje a distribuição das tarefas, pessoais e profissionais durante toda a semana. Ter uma visão geral das atividades a serem realizadas e a certeza de estarem devidamente programadas diminui o nível de estresse e contribui para uma atitude mais equilibrada no dia a dia.

4. Fique atento às tarefas que não dependem de horário

Estas devem ser agrupadas e realizadas logo na primeira meia hora da manhã ou da tarde, por exemplo, reservar o restaurante, comprar o ingresso do teatro ou fazer o pagamento da matricula na academia.

5. Use a 'Lei de Parkinson'

'O trabalho expande-se de modo a preencher o tempo disponível para sua realização.' Se você tiver uma tarefa que demoraria uma hora para sua execução, mas você tem a manhã livre, você provavelmente passará a manhã inteira trabalhando nela. Se tiver uma reunião, que poderia ser feita em 20 minutos e você alocar uma hora para ela, essa uma hora será gasta. Essa é a essência da 'Lei de Parkinson', criada por um historiador inglês.

6. Considere os imprevistos

Deixe em torno de 20% de espaço livre para os imprevistos que sempre acontecerão durante o dia. Ajuste a agenda semanal em função das novas demandas e prioridades.

7. Saiba dizer NÃO

A falta de habilidade para dizer “não” é a grande vilã do gerenciamento do tempo, e, por consequência, da falta de equilíbrio profissional e pessoal.

Está mais difícil ou é apenas impressão?

Segundo um estudo global realizado pela consultoria Ernst & Young, um terço dos profissionais contratados pelas empresas para trabalhar em período integral afirma que está mais difícil equilibrar trabalho e vida pessoal nos últimos anos. Os que mais relataram problemas foram os mais jovens, entre 18 e 33 anos, e os mais velhos, entre 50 e 68 anos. Para Rangel, o uso excessivo da tecnologia dificulta a questão: “se por um lado o mundo eletrônico traz muitas vantagens como a velocidade de comunicação, pelo outro, há um excesso de informações e de demandas.”

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