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Para alcançar bons resultados, uma equipe precisa ser gerenciada por um bom líder: a atuação da liderança é decisiva para motivar os funcionários a buscarem ter sempre o melhor desempenho profissional. Ou seja, ser um bom gestor é fundamental tanto para o sucesso dos colaboradores, como para a evolução do negócio.
Mesmo sabendo da importância do seu papel para os funcionários, alguns gestores ainda possuem alguns hábitos inadequados. Confira alguns deles:
1. Pensar só no resultado
Bons líderes não pensam apenas em metas e resultados, e sim tem consciência de que, para alcançá-los, a equipe precisa estar motivada com suas funções. Ou seja, um gestor não pode pedir para que o time trabalhe horas extras a mais para concluir uma demanda, e sim estimular a cooperação entre os membros para que o trabalho seja entregue de forma rápida, mas com qualidade.
Pensar apenas no crescimento do negócio, esquecendo-se da qualidade de vida dos colaboradores, definitivamente não é uma boa prática: profissionais felizes trabalham melhor.
2. Ignorar a importância do feedback
Existem gestores no mundo corporativo que não valorizam o retorno construtivo aos seus funcionários. Entretanto, o feedback é fundamental para o desenvolvimento profissional de um colaborador – e essencial, também, para os resultados da equipe.
Um líder deve guiar os membros de sua área a sempre seguirem o melhor caminho, apontando seus pontos positivos e mostrando como podem aprimorar outros itens. Ao sentirem-se valorizados, tendem a buscar sempre melhores resultados.
3. Não se comunicar de forma clara?
Saber se comunicar de forma clara, precisa e paciente com sua equipe é característica fundamental de um líder de sucesso – que precisa adaptar sua forma de comunicação para diversas situações. A área só irá absorver o conteúdo se a figura de liderança souber explicá-lo corretamente. Caso o gestor passe a informação de maneira errada, as demandas podem não chegar como o esperado.
4. Não promover trabalhos em grupo
Uma equipe só trabalhará bem em conjunto se aprender a se reconhecer como time. Líderes que não promover trabalhos em grupo estão afastando os funcionários de sua área ao invés de incentivá-los a compartilhar demandas e informações. Reunir a equipe periodicamente para divulgação de resultados, reuniões de feedback, compartilhamento de informações, reconhecimento de performance ou apenas para ouvir novas ideias também é fundamental nesse processo.
Funcionários também gostam de ser ouvidos e sentirem que fazem parte da evolução da empresa. Por isso, líderes devem se programar para estimular o trabalho em grupo e se reunir com sua equipe.
5. Não ser transparente com informações da empresa
Não há nada pior para um funcionário do que não entender o que está acontecendo dentro da própria empresa. Um bom líder é transparente a respeito da situação em que a organização se encontra. Claramente, há informações confidencias do negócio que não podem ser compartilhadas com todos os colaboradores, especialmente para evitar alardes, mas um colaborador só saberá o que fazer quando tiver acesso a todos os dados necessários e informações precisas.
6. Agir com arrogância
Líderes não tratam seus liderados com arrogância, e sim de igual para igual. Um bom líder sabe que também integra a equipe, precisa trabalhar em conjunto e ir em busca de melhores resultados. Demonstrar gratidão e mostrar-se aberto para novas opiniões são características essenciais de uma figura de liderança inspiradora. Gerenciar não significa parecer maior ou melhor, e sim mostrar que está por perto para ajudar a conquistar o objetivo.
7. Tomar o crédito apenas para si mesmo
Se um funcionário ou a equipe conseguiu um feito dentro da empresa, merecem ser valorizados. Alguns líderes, no entanto, acabam pegando todo crédito do acontecimento para si. Nem tudo é responsabilidade ou virtude do gestor. E um bom líder sabe disso. Inclusive, durante apresentações de resultados, fazem questão de reconhecer publicamente os responsáveis pelo resultado positivo. Valorização da figura de liderança é extremamente motivador para um colaborador – que precisa sim ser destacado quando merecido.