Ter funcionários capacitados para suas funções, alinhados com as informações da empresa e que saibam trabalhar em equipe é algo fundamental para o sucesso de um empreendimento. Por isso, não importa o tamanho da sua empresa: você precisa investir no desenvolvimento profissional de seus funcionários e criar um plano de treinamentos para isso.
Antes de mais nada, no entanto, é preciso saber que existem desafios que todo programa de desenvolvimento profissional precisa enfrentar. Saiba quais são e como superá-los:
1. Falta de engajamento dos funcionários
É necessário que os funcionários reconheçam a importância do treinamento oferecido e não considerem como “tempo perdido”, algo “chato” ou que vai atrapalhar sua rotina de trabalho.
Como superar: veja se é necessário rever prazos de tarefas para considerar o tempo dedicado ao treinamento; crie um ambiente acolhedor para a capacitação, considere fornecer um kit, com squeeze para água, bloco de notas, caneta etc. e um coffee break caprichado. Isso vale mesmo se o treinamento ocorrer à distância; pense em algo que pode também ser entregue na casa do funcionário se ele estiver em home office (como o kit e itens de coffee break).
2. Efetividade da Capacitação
É preciso garantir que o aprendizado obtido nas capacitações seja aplicado no dia a dia da empresa e realmente transforme práticas.
Como superar: identifique quais os pontos que precisam ser aprimorados. Sua equipe está precisando se comunicar melhor ou ter mais facilidade em trabalhar em equipe? O que está faltando é o conhecimento em um determinado procedimento ou estratégias de venda mais eficazes? Vale, também, conversar com a equipe e perguntar diretamente o que gostariam de aprender ou aprimorar.
3. Medo do desenvolvimento de seus funcionários
Pode parecer óbvio: para um programa de desenvolvimento profissional dar certo, você não pode ter medo do desenvolvimento de seus funcionários. É jogar contra pensar que um funcionário pode ir para outra empresa depois de bem treinado; ou até mesmo, em alguns casos, virar um concorrente da sua empresa. Se o profissional não sentir confiança de que está realmente aprendendo e que o treinamento significa crescimento profissional, de nada adiantará todo tempo e dinheiro investido.
Como superar: confie na sua capacidade como empreendedor e na força da sua empresa: quem ensina está sempre um passo à frente de quem aprende. Se, ainda sim, você se sentir vulnerável, isso mostra que há uma deficiência na sua gestão que você precisa resolver. Identifique qual é e resolva.
4. Avaliação de resultados
Saber medir se o plano de desenvolvimento deu certo é, sem dúvida, um dos maiores desafios.
Como superar: antes de começar, procure identificar o que você quer que as capacitações melhorem. É diminuir erros em um determinado processo? É aumentar as vendas? É reduzir reclamações de clientes? É resolver atritos causados por uma comunicação interna mal feita? Tente criar parâmetros mensuráveis, identifique como eles estão antes dos treinamentos e veja se os números melhoram depois das capacitações.