Foto: Envato Elements
O Instagram vem ganhando cada vez mais relevância entre as redes sociais. Um relatório da SocialBakers apontou que, no último trimestre de 2019, o Instagram superou, pela primeira vez, o Facebook em volume de interações entre os usuários, considerando o comportamento dos 50 perfis corporativos mais famosos nas duas redes sociais. O estudo registou, ainda, um aumento de 40% nos investimentos em anúncios no Instagram. Por isso, vale a pena saber como usar o perfil do Instagram do seu pequeno negócio para atrair e fidelizar clientes.
O primeiro ponto é estabelecer um calendário para as postagens, mantendo regularidade. Invista em textos curtos, belas imagens e tenha muito cuidado para não cometer erros de português. O mais importante, porém, é saber que é possível – e mais efetivo - ir muito além de promoções ou da simples divulgação de produtos e serviços.
Use o Instagram para compartilhar:
Atualidades sobre seu segmento – vale comentar sobre novidades e tendências do seu segmento de atuação, que sejam de interesse do seu público consumidor. Isso demonstra que sua marca está atenta às transformações do mercado, além de ajudar a consolidar o perfil como uma referência no assunto.
Dados e pesquisas interessantes – compartilhe estatísticas e resultados de pesquisas relacionadas aos seus produtos, serviços ou segmento de atuação. Atenção: não compartilhe informações sem antes checar se são verdadeiras e sempre cite a fonte.
Bastidores do seu pequeno negócio – o dia a dia da sua pequena empresa também pode ser interessante para seu cliente. Por exemplo, a foto de um treinamento mostra que a empresa investe na atualização dos profissionais; a separação para reciclagem das embalagens de produtos recebidos revela uma ação sustentável. Também vale apresentar, aos poucos, as pessoas da equipe. É uma forma de valorização do time e de humanizar a relação da sua empresa com o cliente.
Diferenciais dos seus fornecedores – você tem um restaurante e as verduras vêm de um pequeno produtor orgânico? Conte isso no perfil, com uma bonita foto tirada no momento do recebimento dos produtos.
Depoimentos de clientes – seu negócio recebeu um elogio? Divulgue. Um cliente demostrou ter ficado encantado com o atendimento? Peça para ele gravar um depoimento sobre a experiência e faça uma postagem.