Foto: Envato Elements
Uma notificação aos usuários de WhatsApp sobre atualização dos seus termos de uso gerou uma movimentação nos aplicativos de mensagens e muitas dúvidas em usuários. O aviso sobre novas políticas de privacidade da plataforma indicava que o WhatsApp passaria a compartilhar os dados de seus usuários com o Facebook. E ainda: o aceite às regras era obrigatório para continuar a usar o aplicativo, a única opção seria deletar a plataforma e migrar para outro mensageiro. A ação levou muitas pessoas a criarem contas em aplicativos semelhantes, como o Telegram e o Signal, e o WhatsApp decidiu adiar a entrada em vigor das novas regras, do dia 8 de fevereiro para 15 de maio. A companhia pretende explicar melhor suas intenções e conter a perda de usuários.
Em primeiro lugar, o WhatsApp, em comunicados, reforçou que os dados de envio de mensagens usam criptografia, não são armazenados em seus servidores e a privacidade das conversas não muda, ou seja, o Facebook não terá acesso às conversas e chamadas feitas pelo usuário. Também destacou que os contatos não serão compartilhados com o Facebook. As mudanças estariam relacionadas aos recursos comerciais do WhatsApp, especificamente a oferta de ferramentas como: Atendimento ao cliente, Descobrir outras empresas e Experiências de Compras. Já algum tempo sabe-se que o WhatsApp está preparando novas ferramentas para empresas, inclusive prevendo a cobrança de alguns serviços. Está em fase de teste com um grupo restrito de empresas a API do WhatsApp Business, um conjunto de soluções voltadas para médias e grandes empresas.
Afinal, o que muda para o pequeno empreendedor que usa o WhatsApp para se comunicar com clientes?
No momento, nada. Se seu negócio depende do WhatsApp para o contato com seus clientes, você terá, obrigatoriamente, de aceitar as novas condições de uso. E o melhor a fazer é esperar o anúncio das novas ferramentas que serão disponibilizadas para pequenos negócios e ver como se adaptar a elas. É preciso, porém, ficar atento caso ocorra uma migração muito grande dos seus clientes para outros aplicativos. Avalie passar a utilizar também essas outras plataformas no contato com sua base de clientes.
Temos conteúdos exclusivos para orientar os seus negócios. Cadastre-se gratuitamente em nosso portal e acesse!.