Foto: Envato Elements
Uma das cinco principais datas comemorativas para o varejo está chegando: o Dia dos Pais. Em 2020, com as medidas de isolamento social, muitas compras devem ser feitas de forma virtual – o que requer atenção aos canais digitais de vendas.
Um levantamento feito pela Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop) com 5.200 consumidores indica que 81% dos entrevistados desejam ir às compras na semana que antecede o Dia dos Pais, e apenas 19% disseram não pretender comprar nenhum presente.
A pesquisa também indica que 46% dos consumidores pretendem fazer suas compras do Dia dos Pais em plataformas online, como aplicativos e e-commerce, enquanto 12% devem procurar lojas de rua e 19% preferem lojas de shopping.
Em relação ao ticket médio, 32% dos entrevistados pretendem gastar entre R$ 51 e R$ 100; 14% devem comprar um presente de R$ 101 a R$ 150; 14% têm a intenção de comprar algo entre R$ 151 e R$ 200; e apenas 13% afirmaram que irão gastar mais do que R$ 201.
Dicas
O Sebrae listou algumas dicas para orientar as pequenas empresas que desejam aumentar suas vendas no Dia dos Pais. Confira a seguir.
1) Produtos diferenciados
Muitos consumidores tendem a rejeitar os produtos massificados e valorizar itens locais, artesanais e/ou customizados – principalmente em um momento de valorização do comércio local. Um exemplo dessa mudança de perfil é o sucesso das cervejas especiais e artesanais, que ocupam cada vez mais espaço nas gondolas dos mercados.
2) Recorrência
A estratégia de oferecer produtos com uma periodicidade determinada faz a empresa ganhar dinheiro continuamente e permite a construção de uma relação sustentável com o consumidor. Os clubes de assinatura são um ótimo exemplo desse tipo de negócio. No modelo, a empresa envia os produtos para o endereço dos seus clientes no prazo, preço e quantidade acordadas. As opções são muitas: há assinaturas de alimentos, brinquedos, livros, brinquedos, roupas, rações, bebidas e cosméticos, entre outros. A estratégia pode fidelizar o cliente para além da data comemorativa.
3) Experiências
Outra tendência do consumidor moderno é o desejo de apreciar a experiência de consumo. Agregar serviços é uma forma da empresa alavancar as operações do negócio. Para a data, um exemplo é a realização de oficinas onde pais e filhos(as) construam algo de forma conjunta. A estratégia é utilizada por restaurantes que contratam um chef instrutor e separam os ingredientes e os equipamentos necessários para que os clientes preparem um prato específico.
4) Kits especiais
Datas comemorativas são ótimas oportunidades de aumentar o ticket médio das vendas. Isso pode ser feito com kits promocionais, uma estratégia que aumenta o giro de estoque e apresentar novos produtos ou serviços da loja. Os preços dos kits devem ser atrativos para os compradores ao mesmo tempo que mantém uma margem lucrativa para o negócio.