O marketing para pequenas empresas pode parecer desafiador, especialmente para aqueles que contam com orçamentos pequenos ou quase inexistentes. No entanto, é possível melhorar a comunicação empresarial com o público e ainda obter um crescimento saudável, amparado pela promoção dos produtos ou serviços.
Quer saber como fazer isso? Continue lendo e descubra as nossas dicas!
Quais são as estratégias de marketing que cabem no bolso?
Listamos seis estratégias para você colocar em prática no seu negócio!
Planeje e execute estratégias no digital
É inegável que, atualmente, o ambiente digital se tornou propício para muitos negócios de pequeno e médio porte. Por isso, vale a pena incluir o Marketing Digital em seu planejamento estratégico, a fim de aproveitar oportunidades de baixo custo!
Para entender melhor, vejamos a situação de um restaurante. Seu gestor pode, por exemplo, utilizar as redes sociais para atender e interagir com o público, no chamado 'Marketing de Relacionamento'. Por meio desses canais, será possível divulgar:
- Promoções de refeições;
- Cardápios;
- Sugestões de pratos do dia;
- Eventos culinários no local;
- Sorteios de jantares ou almoços para que o público compartilhe as publicações e ajude a atrair mais potenciais clientes.
Desenvolva o Marketing de Conteúdo
Também é indicado desenvolver ações de Marketing de Conteúdo, isto é, criar artigos, vídeos, áudios e imagens que tragam informações relevantes ao seu público-alvo. A publicação deve ser feita no site e/ou blog do estabelecimento ou em mídias sociais, fóruns, entre outros meios.
Nesse caso, o foco é a produção de materiais valiosos para as pessoas, criando uma relação de confiança e atraindo mais clientes para o restaurante.
O Marketing de Conteúdo pode ser muito econômico, uma vez que o meio digital é acessado facilmente por um grande público e os custos de produção de materiais são baixos quando comparamos às mídias tradicionais.
Aliás, essa estratégia tem gerado retornos interessantes. Conforme indica a Pesquisa Maturidade do Marketing Digital e Vendas no Brasil, iniciativa que reuniu grandes players do Marketing Digital, 94% das empresas brasileiras já aplicam esse tipo de marketing para captar clientes em 2022.
Esteja presente em aplicativos do seu segmento
Existem muitos aplicativos que trazem facilidades para as empresas. O iFood e o UberEATS são dois aplicativos de delivery que contribuem para que os restaurantes consigam mais clientes. Por meio dessas plataformas, os consumidores conseguem fazer pedidos em estabelecimentos que, muitas vezes, eles nem conheciam. Portanto, lembre-se de cadastrar seu negócio em todos os apps relevantes!
Invista em geolocalização
A geolocalização é essencial para que os consumidores encontrem o seu negócio. Por isso, é importante cadastrá-lo em aplicativos como Waze e Google Maps, que poderão mostrar o lugar exato onde você está. Dessa forma, será mais fácil atrair clientes do seu entorno.
Construa uma lista de e-mails
Ampliar sua lista de e-mails de clientes é uma solução interessante para fazer envios de e-mail marketing com ofertas de produtos, lançamento de novidades e promoções. Quanto maior for sua lista de endereços eletrônicos, mais oportunidades são geradas. Para conseguir os e-mails, é possível utilizar cadastros em seu ponto de venda físico, no site ou em newsletters.
Promova sorteios e eventos comunitários
Lembre-se de realizar sorteios e eventos em sua empresa. No caso de um restaurante, é possível sortear jantares românticos no Dia dos Namorados, almoços em família no Dia das Mães, lanches especiais no Dia das Crianças.
Também é interessante promover pequenas feiras gastronômicas ou, caso o cardápio permita, datas comemorativas com comidas típicas de países ou de celebrações (Natal, Festa Junina, Páscoa, por exemplo): isso costuma atrair bastante público.
É fundamental ter um bom planejamento, que contemple diferentes ações de marketing para pequenos negócios, especialmente as mais econômicas.