Busca
Agronegócio Prospera

Agiota: O que é, por que evitar e como se livrar

O que você precisa saber: 

  • Agiota é a pessoa que, mesmo sem autorização do Banco Central, empresta dinheiro para outras pessoas cobrando taxas de juros abusivas e dando prazos de pagamento muito curtos; 

  • Pedir dinheiro para o agiota é um perigo não só para sua vida financeira, mas também para sua saúde física e mental; 

  • Empréstimos legalizados e microcréditos são alternativas legalizadas e menos perigosas para quem precisa de dinheiro. 

Dívidas são uma dor de cabeça para boa parte da população brasileira: segundo uma pesquisa recente, 78% das famílias brasileiras estão endividadas. Tentando sair dessa situação, muitas pessoas acabam pegando dinheiro emprestado com agiotas. 

Esse caminho pode parecer fácil, mas é a pior maneira de tentar colocar as finanças em dia. Nesse artigo, nós do Prospera vamos te explicar o que é um agiota e por que evitar fazer negócios com ele. 

Leia agora e entenda por que você nunca deve pegar dinheiro emprestado com agiotas! 

O que é agiota? 

O agiota é a pessoa que empresta dinheiro sem pedir comprovação de renda ou outros documentos que bancos e instituições financeiras pedem. 

A rapidez de todo o processo acaba atraindo muitas pessoas que precisam de dinheiro rápido. Mas há um grande problema em pegar dinheiro com o agiota: esses empréstimos são feitos fora da legalidade, ou seja, o dinheiro é emprestado sem seguir as regras estabelecidas na lei. 

Ser agiota é crime? 

Sim! A agiotagem — atividade praticada pelo agiota — é um crime segundo a Lei 1.521, que define os crimes contra a economia popular. 

A pena para esse crime é de seis meses a dois anos de prisão e multa. 

Pedir dinheiro ao agiota é crime? 

Pedir dinheiro ao agiota não é crime: apenas praticar a agiotagem, ou seja, ser agiota e fazer empréstimos sem autorização do Banco Central, é. 

Mesmo não sendo um crime, pedir dinheiro ao agiota traz uma série de problemas para quem faz isso. 

Por que evitar agiotas? 

À primeira vista, as ofertas dos agiotas parecem ótimas: por não pedirem documentação, não há burocracia e o processo até ter o dinheiro em mãos é super-rápido. Porém, essas facilidades estão acompanhadas de uma série de prejuízos. 

Agiotas cobram juros extremamente altos e pedem o pagamento em prazos curtos, tornando os valores que devem ser pagos pelo empréstimo extremamente altos e impossíveis de serem acertados em tão pouco tempo. 

Com essas exigências, a dívida acaba saindo do controle e é impossível saber exatamente quando se terminou de pagá-la. 

Além disso, agiotas acabam fazendo ameaças e violência quando não são pagos da maneira que querem, e costumam também se apossar dos bens de quem pegou o empréstimo. 

Quais são os perigos de pegar empréstimo com agiota? 

Pegar um empréstimo com agiota é, além de um grande problema para suas finanças, um perigo para sua saúde física e mental. 

Por não serem regularizados, agiotas podem ignorar os acordos e, além de aumentar juros ou mudar valores a serem pagos, pedir que os pagamentos sejam feitos quando eles quiserem, mudando os prazos combinados. 

Eles também costumam utilizar da violência física e psicológica quando não são pagos, seja contra quem pediu o empréstimo ou contra a família da pessoa. Por isso, pedir dinheiro a um agiota é uma maneira de viver com medo e ainda piorar sua situação financeira. 

Como identificar um agiota? 

Existem algumas características que ajudam a identificar se uma pessoa é um agiota ou não. São elas: 

  • Não ter autorização do Banco Central, instituição que regula as atividades financeiras do Brasil; 

  • Dispensar a comprovação de renda ou apresentação de documentos; 

  • Prazos de pagamento curtos; 

  • Taxas de juros altas. 

Como evitar um agiota? 

A melhor maneira de evitar um agiota é não pegar dinheiro emprestado de qualquer pessoa: sempre peça empréstimos para bancos, que são autorizados por lei para fornecer empréstimos para a população e linhas de crédito para empresas, além de ter taxas de juros e prazos de pagamento claros. 

Quais são as alternativas para empréstimo com agiota? 

Como você viu, o agiota não é a melhor opção para conseguir um empréstimo. 

Mesmo assim, muitas pessoas se voltam a ele quando se veem em uma situação na qual é preciso conseguir dinheiro urgente. Por isso, é preciso saber que existem boas alternativas que você pode escolher quando precisar de um dinheiro extra ou quiser pagar uma dívida. 

Nós separamos algumas opções que trazem mais benefícios para você do que pegar dinheiro emprestado com o agiota. 

Fazer um empréstimo com o banco 

Bancos oferecem diversos tipos de empréstimo, com taxas de juros e prazos de pagamento que se encaixam em diferentes situações financeiras. 

Você vai encontrar um bom empréstimo pesquisando as instituições financeiras. E o melhor de tudo é que esses empréstimos são legalizados, então você não vai ter nenhum problema com taxas que sobem de repente, prazos de pagamento que mudam do nada ou até mesmo um valor devido se tornando maior do que o acordado: tudo é documentado no contrato. 

Renegociar suas dívidas 

Sim, é possível renegociar suas dívidas! Afinal, tanto quanto você quer pagar o que você deve e arrumar sua situação financeira, as lojas e bancos querem receber o que deve ser pago. 

Renegociando suas dívidas com esses locais, você pode conseguir novos prazos de pagamento e até mesmo isenção de juros e taxas em alguns casos. 

Fazer uma renda extra 

Essa é uma alternativa útil para quem está precisando de dinheiro rápido: fazer pequenos trabalhos e conseguir uma renda extra é uma maneira de evitar agiotas e ter dinheiro para fazer compras, pagar dívidas ou até mesmo criar uma reserva de emergência. 

Para te ajudar, nós do Prospera listamos ideias e dicas para conseguir uma renda extra

Pedir microcrédito 

Essa é uma alternativa voltada para microempresários e pessoas que querem dinheiro para começar um negócio. O microcrédito é um tipo de empréstimo voltado exclusivamente para iniciar um novo negócio ou fazer melhorias, expandir ou até mesmo ajudar a pagar as dívidas de um negócio já existente. 

Existem diversos bancos que oferecem esse tipo de crédito, como é o caso do Prospera, que, além de oferecer taxas de juros acessíveis e prazos de pagamento maiores, também oferece outros benefícios, como maquininha de cartão de crédito e capacitação profissional. 

Não perca mais tempo! Descubra agora todas as vantagens que o Prospera tem para você! 

Post ID: | Current Page ID: 5610

Continue lendo

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação, memorizar suas preferências e personalizar o conteúdo publicitário de acordo com seus interesses. Veja mais detalhes em nossa Política de Privacidade.