O termo intraempreendedorismo, cada vez mais utilizado no mundo dos negócios, é citado quando nos referimos a um empreendedor interno. Ou seja, um funcionário que tem iniciativa e proatividade dentro da empresa em que trabalha.
Uma empresa que possui – e desenvolve! – Funcionários intraempreendedores tende a ser mais inovadora e humana. Isso porque os colaboradores que também são empreendedores fornecem alternativas para a organização manter-se atualizada às tendências e, ainda, competitiva no mercado em que atua.
Para começar a identificar potenciais intraempreendedores, você deve ficar atento a alguns pontos:
1. O intraempreendedorismo não é uma característica encontrada especificamente em cargos de liderança. Todos os profissionais devem ser avaliados e considerados potenciais empreendedores internos – desde o aprendiz até um diretor, por exemplo.
2. Para realizar essa avaliação interna, é preciso identificar como as atividades na empresa são distribuídas e como os profissionais as executam. Retornos de feedbacks e resultados entregues também devem ser avaliados.
3. Nenhum intraempreendedor – ou potencial intraempreendedor – possuirá todas as características de um empreendedor interno. Por isso, a empresa não pode buscar apenas por pessoas que “preencham todos os requisitos”, e sim para quem possui algumas habilidades, mas, também, mostra que está apto e é capacitado para desenvolver novas competências.
CARACTERÍSTICAS DE UM INTRAEMPREENDEDOR
Você deve estar se perguntando quais as características precisam ser notadas para identificar um intraempreendedor – ou potencial empreendedor interno.
Algumas habilidades, de fato, definem um funcionário intraempreendedor, mas é importante ressaltar a palavra potencial: muitas vezes um profissional não tem determinada característica, mas seu perfil de trabalho e suas entregas demonstram que ele está apto para desenvolver as habilidades necessárias. Compreender as características é importante; mas cada caso deve ser analisado por vez, evitando falsas interpretações baseadas nas competências abaixo.
Um funcionário (ou potencial!) intraempreendedor tem como principais características:
1. Demonstra trabalhar com o que gosta;
2. Acredita no que faz;
3. Aprende com os erros e dificuldades;
4. Transforma os imprevistos em oportunidades;
5. Tem proatividade;
6. Tem senso de dono sobre o negócio;
7. É criativo e demonstra isso em suas colocações e ideias;
8. Aceita mudanças de forma positiva;
9. Preza pela inovação e pensa fora da caixa;
10. É persistente;
11. Assume a responsabilidade por suas ideias e ações;
12. É eficiente;
13. Compartilha conhecimento e tem humildade para aprender com os outros;
14. Nunca para de estudar e buscar crescimento pessoal e profissional.
COMO A EMPRESA APOIA ESSES FUNCIONÁRIOS
Ao identificar intraempreendedores ou com potencial de se tornarem empreendedores internos, a empresa precisa passar a investir no desenvolvimento profissional desses colaboradores. Afinal, eles possuem as competências; mas não tem experiência de mercado como, de fato, empreendedores têm.
O apoio e a valorização por parte da organização vão impulsionar o engajamento dos funcionários, mais do que isso, estimular a participação dos colaboradores na criação de novos processos, ações, iniciativas e projetos.