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Como fortalecer a cultura organizacional em uma empresa

Foto: Shutterstock

No filme 'O diabo veste Prada' (2006), a personagem Andy Sachs muda completamente seu comportamento e sua imagem para mergulhar na cultura organizacional da Runway Magazine, revista de moda onde trabalhava. Andy, que antes não era muito vaidosa, percebeu que para continuar na empresa, precisaria realmente 'vestir a camisa' da organização e seguir o padrão exigido.

O que faz uma pessoa querer trabalhar em sua empresa? E o que faz você contratar uma pessoa para trabalhar em sua empresa? Muitas vezes, entre as questões analisadas está a cultura organizacional: o candidato deseja saber mais sobre os hábitos, comportamentos, política interna e valores da companhia, assim como o recrutador busca entender se a pessoa se encaixaria nestes quesitos.

'A cultura organizacional é o jeito que a gente faz as coisas aqui', definiu a vice-presidente da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH), Elaine Saad. Para ela, é o conjunto de hábitos, costumes, sistemas e formas de trabalho que fazem com que as pessoas executem um trabalho dentro de uma organização. 'É a filosofia de trabalho de uma empresa', na opinião do consultor José Renato de Miranda.

Como fortalecer a cultura organizacional e fazer com que os colaboradores 'vistam a camisa' de uma companhia?

1. Identifique os pontos principais

Para Elaine, ter uma cultura bem definida é ter clareza para mostrar aos colaboradores quais são os valores da empresa. 'É através disso que as pessoas escolhem as organizações. Se não tiver claro, fica difícil para pessoa que quer entrar na empresa saber se tem a ver com ela.'

Segundo Miranda, é fundamental definir a filosofia e o pensamento da companhia com tempo e critério: 'a prática dos valores no dia a dia é o que vai dar consistência e coerência à empresa.'

2. Encontre as pessoas certas

Você não vai conseguir fazer uma pessoa vestir uma camisa que ela não queira, porque ela até pode parecer que está vestindo, mas no fundo não está. 'As pessoas vestem a camisa na medida em que a camisa tem o tamanho delas, por isso, é importante encontrar pessoas que tenham naturalmente a ver com aquela forma de ser da organização porque ai a camisa serve naturalmente, sem muito esforço', explica Elaine.

3. Represente os valores

Da mesma forma que pais fumantes podem influenciar seus filhos a eleger esse comportamento como modelo, as atitudes do líder podem impactar no comportamento de seus funcionários. Para José Renato, o líder precisa ser o maior representante da cultura organizacional e se comportar de acordo com os valores da organização. 'Quanto mais uma equipe vê uma boa conduta do líder, maior é o fortalecimento da cultura organizacional.'

4. Comunique-se claramente

De acordo com Elaine, é fundamental descrever com detalhes que tipo de comportamento significa cada valor ou conceito pregado pela companhia: 'por exemplo, se na sua empresa a liderança é transparente, defina aos colaboradores claramente o que isso significa e que você espera disso.' Ela complementa que é essencial continuar relembrando o colaborador de tudo que é feito dentro da organização e chamar a atenção das pessoas para o tema. 'Não deixar o assunto morrer.'

5. Faça a gestão da 'correria'

Para o consultor, nenhum método ou sistema de trabalho terá a esperada eficiência se o líder não souber frear a ‘correria’ do dia a dia. “Nos chamados pontos vitais, não pode haver correria. Dessa forma, evitamos a corrosão da correria nas relações e fortalecemos a cultura organizacional.”

Brasil x Mundo

A cultura organizacional de uma empresa pode variar de acordo com inúmeros fatores. 'Existem aspectos culturais que são mais fortes e relevantes dependendo da região, mas é importante lembrar que isso é apenas um dos pilares que podem influenciar na cultura organizacional', disse Elaine. Segundo ela, outras questões como estilo do fundador e tipo de indústria e setor da empresa influenciam em cada caso.

No livro Cruzando Culturas Sem Ser Atropelado, Fernando Lanzer apresenta define diferentes estilos organizacionais que são observados como predominantes ao redor do planeta. Segundo o autor, em países como França, Espanha e Itália, por exemplo, o desempenho das pessoas pode acabar ficando em segundo plano diante de jogos de poder.

Para Miranda, as diferenças culturais podem influenciar na hora de um funcionário 'vestir a camisa' da cultura organizacional de uma empresa. 'É muito diferente a forma como o tema é tratado no Brasil e em outros países do mundo.'

Já Elaine entende que tanto a nacionalidade quanto a religião de uma pessoa não têm, necessariamente, a ver com a cultura. 'Pode haver alguns costumes que sejam mais diferentes para algum tipo de crença ou nacionalidade, mas a característica da cultura organizacional é ser aberta e receptiva', concluiu.

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