Está cada vez mais complicado para uma empresa desempenhar suas atividades sem ter o devido conhecimento do cenário econômico internacional.
Os reflexos das variações externas são decisivos para o andamento das atividades internas, além de interferir em outros “termômetros” como importação, exportação, câmbio, etc.
De olho no macro
Estabelecer e manter um olhar no cenário econômico internacional significa, invariavelmente, estar conectado às variações macroeconômicas.
Conceitualmente, a Macroeconomia é a base de estudos responsável pelo direcionamento econômico e financeiro das principais nações, responsável pelo equilíbrio das finanças ao redor do globo terrestre e, com isso, objetiva a busca de uma estabilidade financeira e melhorias na qualidade de vida, combatendo o desemprego, por exemplo.
Mercado global
Sendo assim, fica claro que os mercados internacionais influenciam diretamente no ritmo da economia local.
Por outro lado, a globalização possibilitou uma grande concorrência e, dessa forma, interligou produtores, consumidores e distribuidores. Quando algo vai mal e, por algum motivo, se estabelece uma crise, essa cadeia toda passa a ser influenciada.
Uma crise internacional, um problema econômico em determinado país (como o que ocorreu recentemente com a Grécia, por exemplo), pode interferir no andamento de negócios das mais variadas naturezas.
Nessas horas, toda informação que puder ser adquirida, coletada e atualizada é fundamental. Aproveite para conhecer os relatórios de mercado disponíveis no Portal Santander Trade. Clique aqui para ter mais informações.