Busca
Agronegócio Inovação & Tecnologia

Realidade virtual e treinamento de equipes: como eles podem se relacionar?



Quando você pensa em realidade virtual, imagina um jogo interativo ou outra opção de entretenimento? Espere para ver o que esse recurso é capaz de fazer para alavancar o resultado do seu negócio.

Hoje, muitas empresas estão usando a tecnologia para treinar o colaborador. Todos nós sabemos que investir na capacitação da equipe é fundamental para melhorar a experiência de compra do consumidor.

Confira este artigo para entender o que uma coisa tem a ver com a outra!

Saiba como a realidade virtual é aplicada em treinamento

Com ajuda de diversos tipos de simulação em realidade virtual, seu funcionário pode participar de uma aula interativa, como se estivesse em outro ambiente, usando diferentes ferramentas. Você pode ter acesso à gravação de todo o material para fazer uma futura avaliação de desempenho e fornecer um feedback mais completo.

Também é possível criar um game que envolva determinado processo da empresa. Em alguns casos, cada participante recebe uma pontuação e o treinamento vira uma verdadeira disputa para ver quem é o ganhador. É uma forma divertida de aprender que tem agradado muitos gestores.

As aplicações são diversas. Só para ter uma ideia, a partir de 2014 as companhias de petróleo começaram a usar a tecnologia para conscientizar o trabalhador sobre a importância da segurança. O que antes era feito com uma apresentação desinteressante de Power Point, passou a ser uma informação atrativa.

A partir de então, a área da saúde seguiu o mesmo processo para capacitar médicos em simulação de cirurgia sem colocar nenhum paciente em risco. Não demorou para que essa tecnologia fosse aproveitada para treinamento militar, agricultura de precisão, atendimento ao cliente e outros.

Conheça os principais benefícios

Certamente, você já deve ter enxergado algumas vantagens de adotar a ideia. Para não restar dúvidas, confira outras a seguir!

A abordagem é prática

Geralmente, uma aula teórica é cansativa, e a chance de a pessoa assimilar bem um conteúdo é mínima. Com a realidade virtual, a abordagem é criativa, interativa e, na maioria das vezes, divertida. Dessa forma, o participante passa por uma experiência única e torna-se capaz de memorizar o que aprendeu.

A performance da equipe aumenta

Quando existe um melhor aproveitamento no aprendizado, o colaborador fica mais confiante. O desempenho aumenta ao mesmo tempo que a motivação, e a produtividade também cresce. Isso beneficia tanto a vida profissional do grupo quanto a empresa.

O custo é reduzido significativamente

Em um treinamento tradicional, transportar a equipe para um local adequado, investir em equipamento e realizar pagamento de terceiros requer um custo elevado. Com a tecnologia RV isso não acontece, uma vez que o cenário é totalmente virtual e o aprendiz tem acesso a diversas ferramentas.

Oferece mais segurança

Nem todo curso pode ser aplicado na prática. Uma cirurgia delicada de coração e uma operação com guindaste são exemplos de atividades com alto risco para a vida das pessoas. Nesse cenário, o modo virtual permite um ambiente realístico, com condição programada para uma situação crítica.

Gostou de saber mais sobre as aplicações da realidade virtual? Não se esqueça de que é importante avaliar o resultado do treinamento para identificar alguma possível falha e propor a melhoria necessária.

E se você precisar de apoio para fazer a sua equipe crescer, acesse o Programa Universitário-Empresa e veja nossa proposta!

Continue lendo

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação, memorizar suas preferências e personalizar o conteúdo publicitário de acordo com seus interesses. Veja mais detalhes em nossa Política de Privacidade.