Falhas na comunicação ou postagens inadequadas acabam rendendo, de forma rápida e inesperada, resultados muito negativos para reputação do seu negócio – e, na maioria das vezes, exigem intenso trabalho para buscar uma recuperação.
Por isso, reunimos aqui alguns pontos que tratam exatamente sobre o que sua empresa não deve fazer nas redes sociais. Como esse é um assunto bastante amplo, com muitas novidades aparecendo a cada momento, ele será desmembrado em partes, que você poderá acompanhar e complementar em breve.
Jamais seja ofensivo nas redes sociais da empresa
As plataformas e mídias sociais são espaços abertos, que recebem intermináveis comentários de gamas bastante heterogêneas de internautas e a página de sua empresa muitas vezes vai receber interações de possíveis clientes, no entanto, nem sempre esses interlocutores serão assim tão interessados.
Há críticas que partem de pessoas que não tem relação com a companhia e, inclusive, ataques de haters, que são comentaristas raivosos que disparam ofensivos e gratuitos apontamentos negativos.
Diante dessas explicações, tenha isso como um mantra nos negócios: jamais seja ofensivo, agressivo ou desrespeitoso nos canais oficiais de sua empresa.
Tente manter a compostura, a formalidade e tente dar encaminhamento ou sair de forma diplomática das discussões.
Não delete comentários negativos
Acredite, consumidor nenhum gosta de ter comentários e avaliações sumariamente deletados pelos proprietários das empresas – da mesma forma, clientes em geral não gostam de saber que os gestores da página tomam esse tipo de atitude.
Em linhas gerais, uma das maiores revoluções proporcionadas pelo advento tecnológico é a possibilidade de colaboração plena. O cliente, leitor, audiência deixou de ser passivo para ter o poder da interação com qualquer conteúdo.
Quando aparecem comentários e avaliações negativas, jamais os apague. Deixe-os exatamente onde foram colocados e, preferencialmente, emita respostas educadas e completas – tente explicar os pontos que foram alvo de crítica pelo consumidor e anunciar eventuais providências tomada.
Quer mais dicas sobre que não fazer nas redes sociais? Clique aqui e acesse a PARTE 2.
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E há sempre aquela constatação: mesmo que você não possua ou interaja com um canal oficial de sua empresa nas redes sociais, os consumidores certamente darão um jeito de divulgar seu negócio se for preciso – basta saber se de forma positiva ou negativa.
Acompanhe, em breve, mais dicas sobre o que sua empresa não deve fazer nas redes sociais.