Foto: Envato Elements
Com a constante evolução das ferramentas digitais, os processos de inovação nas empresas têm se transformado. Hoje, o novo cenário permite que seja criado um ambiente que promova a inovação colaborativa. Um artigo da revista norte-americana Harvard Business Review identificou quatro modelos diferentes de inovação, caracterizados por suas dinâmicas de interação:
1. Comunidade
Com baixas barreiras de entrada, o modelo baseia-se na confiança por permitir que “estranhos” participem dos processos de inovação. Um bom exemplo são canais e plataformas online que estreitam os laços com os usuários, incentivando e capturando a opinião deles.
2. Especialista
As gigantes Tesla e Apple são duas das muitas empresas que atuam neste modelo. Os novos produtos e serviços são criados de acordo com as análises dos desempenhos de anteriores, com melhorias permitidas pelo design digital.
3. Rede
O modelo reúne a participação de uma ampla rede de culturas e regiões e é possibilitado pelo avanço das ferramentas digitais. O processo de inovação é construído com base no trabalho de todos e deve ser muito bem alinhado, definido e acompanhado.
4. 'Venture'
A proposta deste modelo é aumentar a velocidade e a flexibilidade do processo de inovação. As pessoas envolvidas podem ser internas, como colaboradores da empresa, ou externas, como empreendedores que tenham às ferramentas necessárias. Dessa forma, pequenas companhias podem desenvolver e testar novos projetos a custos mais baixos.