O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado hoje, 5 de junho. Em celebração à data, fazemos uma pergunta: sua empresa se preocupa com o meio ambiente?
Gestos simples são capazes de transformar o planeta e a sociedade na qual estamos inseridos. Por isso, cada vez mais, o tema sustentabilidade está em pauta, especialmente no mundo dos negócios, afinal, as principais responsáveis por propagar esse comportamento sustentável são as empresas.
Capazes de minimizar os impactos ambientais, as organizações precisam investir em medidas e práticas sociais, sustentáveis e éticas dentro e fora da companhia. Não só por conta dos ganhos financeiros com a atitude ou com a promoção da imagem da corporação ao mercado, mas principalmente com a responsabilidade que possuem sobre o meio ambiente e toda a comunidade que atingem.
Empresas que ainda não possuem uma atuação sustentável, devem começar a se planejar para isso imediatamente: os consumidores não aceitam mais comprar de organizações que não se preocupem com seu papel perante a sociedade e o ambiente.
Algumas atitudes simples já são capazes de alinhar a estratégia do negócio aos ganhos ambientais durante esse processo de adaptação – e começam dentro do próprio ambiente de trabalho. Se os funcionários estão conscientizados acerca do tema, tendem a levar o aprendizado para fora da empresa, contribuindo, também, para a prática sustentável em sua moradia e região.
1. Diminuir o consumo de descartáveis:
Por meio de sinalizações e comunicações internas, incentive que os funcionários utilizem garrafas ou canecas próprias, ao invés de consumirem copos plásticos em excesso.
2. Reduzir o uso de energia elétrica:
Opte por utilizar lâmpadas de LED, que possuem vida útil dez vezes maior do que as comuns. Aproveite as comunicações internas para, também, conscientizar os funcionários da importância de desligarem seus computadores e as luzes do escritório ao saírem.
3. Procure diminuir o uso de papel:
Incentive os colaboradores a reduzirem o número de impressões, compartilhando conteúdos por e-mail e realizando apresentações do próprio computador. Novamente, utilize os canais de comunicação para propagar a mensagem.
4. Faça o descarte correto do lixo:
Coloque, no ambiente de trabalho, repositores de lixos descartáveis, para estimular a reciclagem dos materiais. Além de ajudar o meio ambiente, mais empregos podem ser gerados com a separação do lixo.
5. Prefira parceiros sustentáveis:
Procure fechar parcerias com empresas que também prezem pela conservação do meio ambiente e o desenvolvimento da sociedade. Quanto mais a organização estiver alinhada com os princípios sustentáveis de outras companhias, melhor.
6. Tenha uma produção eficiente, mas consciente:
Troque aparelhos e equipamentos ultrapassados por produtos mais adequados, que tenham menor impacto no meio ambiente. O investimento maior será revertido em um consumo mais consciente e, muitas vezes, mais barato.
Está na hora de investir?
O presidente afirma, ainda, que pode ser um bom momento para entrar no Franchising, pois os custos de alugueis caíram e deve ser uma oportunidade de se posicionar para quando a economia voltar a crescer com mais vigor. Mas Cristofoletti ressalta que, como todo negócio, uma franquia tem riscos – que são consideravelmente menores do que um negócio independente, afinal, o franqueador cede ao franqueado um modelo de negócio já pré-formatado, com produtos e serviços testados e infraestrutura compartilhada, além de oferecer treinamentos e cursos especializados.