Foto: Shutterstock
Empresas só serão sustentáveis se todos os seus funcionários, inclusive a liderança, passarem a também pensar – e trabalhar – de forma sustentável. Ou seja, a sustentabilidade precisa estar alinhada ao desenvolvimento interno de uma organização, caso contrário, todos os esforços que a companhia faz acerca do tema poderão estar sendo em vão.
Entretanto, para garantir que a sustentabilidade faça parte, de fato, da cultura organizacional da empresa e, consequentemente, do dia a dia de todos os colaboradores, a companhia precisa eleger pessoas que ficarão responsáveis pela implementação de práticas sustentáveis em sua operação e atuação.
Criar um comitê pode ser a solução. O grupo precisa ser diverso – ou seja, contar tanto com profissionais da área, como com lideranças e demais funcionários – e terá como responsabilidade colocar a sustentabilidade como tema prioritário na organização.
É ideal que os membros se dividam, criando funções e responsabilidades para cada participante, e se reúnam ao menos semanalmente para discutir, criar e implementar as novas ações, processos, projetos e iniciativas sustentáveis da empresa.
UM COMITÊ DE SUSTENTABILIDADE É RESPONSÁVEL POR...
1. Assessorar a liderança da empresa em todos os aspectos relacionados à sustentabilidade.
2. Acompanhar e liderar a transformação dos processos internos em procedimentos mais sustentáveis para as pessoas e o negócio como um todo.
3. Analisar e abordar assuntos que representem riscos ou tenham impacto direto nos resultados de longo prazo do negócio e no relacionamento com stakeholders.
4. Preservar a imagem positiva da empresa em relação às práticas sustentáveis, tanto para o mercado externo como para o público interno.
5. Comandar ações e campanhas de engajamento dos funcionários e da comunidade no entorno em relação às práticas sustentáveis.
6. Participar da formulação do planejamento estratégico da empresa, garantindo a inclusão da responsabilidade corporativa na gestão da organização, no desenvolvimento de produtos e nas suas operações.
7. Estimular inovações nos negócios e operações, sempre com foco na sustentabilidade.
8. Avaliar periodicamente o desempenho da empresa em assuntos que se relacionem à sustentabilidade de seus negócios.
9. Assegurar que a empresa esteja cumprindo suas estratégias de forma sustentável, de forma que a organização contribua para o desenvolvimento da sociedade em que está inserida.
10. Promover um ambiente interno de conscientização acerca da sustentabilidade e da inovação social.