Foto: Shutterstock
O Brasil produz lixo como primeiro mundo, mas faz descarte como nações de terceiro, com envio de resíduos para lixões a céu aberto e pouca reciclagem.
O cenário precisa mudar. Como empresas são uma das principais instituições responsáveis por uma grande produção de lixo, devido ao número de funcionários e o desenvolvimento de produtos, precisam ficar atentas ao descarte consciente e à conscientização de seus funcionários acerca do tema.
Confira como tratar e destinar os resíduos da sua empresa corretamente:
1. Colete o lixo reciclável
A empresa deve separar todo material consumido internamente que pode ser reciclado: papéis, metais (cuidado com os materiais de aço, que não são recicláveis), vidros, plásticos e isopor (pode ser colocado junto aos plásticos). Precisa, também, encaminhá-los periodicamente para organizações parceiras, especializadas na reciclagem desses materiais.
2. Tenha lixeiras para lixos orgânicos
Algumas lixeiras, além das voltadas para coleta seletiva, precisam ser específicas para o lixo orgânico – as comidas e sobras – para que os resíduos não se misturem com o lixo inorgânico, dificultando a reciclagem dos materiais. Enfatize que embalagens como garrafas ou copos de café não devem ser depositadas junto ao lixo orgânico – são materiais recicláveis.
3. Crie campanhas de conscientização sobre o uso do papel
Pessoas tendem a imprimir tudo o que fazem no ambiente de trabalho. É preciso conscientizar os colaboradores sobre o uso excessivo de papel: ninguém precisa imprimir e-mails ou apresentações, basta apresentá-los pela tela do computador.
Opte por utilizar papel reciclável em cadernos personalizados e até mesmo no papel para impressão – uma tonelada de papel reciclável economiza 10 mil litros de água e evita o corte de 17 árvores.
4. Estimule os funcionários a levarem seu próprio copo ou caneca
Água. Café. Chá. Suco. Funcionários consomem líquidos durante o dia todo. Estimulá-los a levarem seus próprios copos ou canecas para evitarem o consumo exagerado de copos plásticos é uma ótima opção: um descartável demora entre 250 e 400 anos para se decompor na natureza.
A empresa pode aproveitar, também, o período de conscientização e distribuir canecas ou copos personalizados para os colaboradores.
5. Crie um ponto de recolhimento de pilhas e baterias
Empresas podem colaborar, ainda, com o recolhimento de pilhas e baterias – produtos que liberam metais pesados na natureza. Crie um ponto de descarte e faça parceria com empresas que coletem também esses materiais, garantido que sejam descartados corretamente.
6. Insira o consumo consciente na cultura da organização
O consumo consciente deve fazer parte da cultura organizacional. Todos os funcionários devem contribuir para que a empresa seja sustentável. Campanhas internas devem explicar a importância das ações implementadas: utilize dados reais para deixá-los a par da realidade do planeta e como a companhia está colaborando com o meio ambiente com as atividades propostas. O discurso deve ser constante, sempre presente nas comunicações, mesmo que subjetivamente.