Precisou escrever um texto ou uma apresentação e sentiu que não conseguia sair da primeira parte? Ou, então, foi iniciar o desenvolvimento de um novo projeto e não sabia nem por onde começar? Sua criatividade pode estar bloqueada.
Em um mundo com transformações constantes e inovações aparecendo a cada segundo, ser criativo é fundamental para se destacar no mercado. Empreendedores querem e precisam ser criativos.
No entanto, em um mundo que sente pressa e oferece diversas tarefas diárias, é comum, por instante, que a criatividade que há dentro de nós fique bloqueada. Mas não se desespere. A resposta para o bloqueio pode estar hábitos que insistimos em ter diariamente.
ESTUDAR E CRIAR AO MESMO TEMPO
Primeiro, estude o que você precisa fazer. Depois, deixe que a criatividade invada seu corpo para a fase de criação. Como sempre estamos com pressa, tendemos a querer fazer as duas coisas ao mesmo tempo: estudar e criar. No entanto, isso realmente pode bloquear a nossa mente.
Para sermos criativos, precisamos, antes, ter conhecimento a respeito do que pretendemos criar. Se você precisa escrever um texto, por exemplo, leia tudo a respeito do tema que pretende abordar e, só depois, comece a escrevê-lo.
ACHAR QUE A CRIATIVIDADE É INSTANTÂNEA
Não existe tempo definido para criar algo criativo. Às vezes, a ideia pode surgir e ser desenvolvida em minutos. Por outro lado, pode demorar meses para criar algo realmente consistente e inovador. Não ache que a criatividade deve surgir em segundos na sua mente. Aproveite os insights e estudos, mas não tenha pressa para desenvolver algo. Se você possui uma data de entrega, não deixe para começar a produzir ou criar em cima da hora.
ACHAR QUE A CRIATIVIDADE NÃO É PARA VOCÊ
Se você acha que não é criativo, acredite: criatividade pode sim ser desenvolvida. Qualquer pessoa pode ser criativa. De acordo com estudos, o segredo para estimular que nossa mente pense fora da caixa está em ver possibilidades no impossível, combinar opostos e fazer analogias entre coisas aparentemente não relacionadas. Faça esse exercício com frequência e instigue o seu lado criativo!
Ter dados numéricos e palpáveis é fundamental para nortear se os investimentos da empresa estão sendo efetivos ou se o orçamento está sendo comprometido com algo que não está dando o retorno esperado.