Busca
Agronegócio Gestão Financeira

Aumento da Selic: como influencia o meu negócio?

Você provavelmente já deve ter ouvido falar sobre a Selic, a taxa básica da economia definida pelo Banco Central para controlar a inflação. As falas de economistas fazendo projeções sobre a tendência de aumento ou redução da Selic podem te levar a pensar que se trata de algo muito longe do dia a dia de um pequeno negócio, mas esta é uma impressão errada: a Selic afeta diretamente o dia a dia do empreendedor. Saber mais sobre este índice pode te ajudar a tomar melhores decisões na condução financeira do seu empreendimento. Acompanhe as respostas para as principais perguntas sobre esse assunto.

O que é a taxa Selic?

Selic é uma abreviação de Sistema Especial de Liquidação e Custódia. Ela é uma forma usada pelo Banco Central para regular o quanto de dinheiro circula na economia e, assim, controlar a inflação.

Como a Selic é definida?

A cada 45 dias, o Comitê de Política Monetária do Banco Central, o COPOM, se reúne para avaliar como anda a atividade econômica do país e se a inflação está controlada. A partir dessas análises, é definida a meta para a Selic. 

Qual é a taxa Selic estimada para 2022?

Em suas apostas nesse começo do ano, os economistas do mercado financeiro mantiveram a projeção de 11,75% para taxa Selic no fim de 2022, segundo o Relatório de Mercado Focus. Isso porque, após subir a Selic em 1,50 ponto porcentual, de 7,75% para 9,25% ao ano, o COPOM indicou, no comunicado de dezembro, mais um aumento da mesma magnitude em fevereiro, o que levaria a taxa a 10,75%.

Para se ter uma ideia da diferença, a desaceleração da economia provocada pela pandemia levou a uma redução drástica de juros, na tentativa de trazer um fôlego para o ambiente econômico. Com isso, entre agosto de 2020 e março de 2021, a Selic ficou em apenas 2%, o menor nível de história.

Por que a Selic aumenta?

Quando a inflação aumenta, como é o cenário atual, o Banco Central usa a Selic para encarecer o custo do crédito e, desta forma, “esfriar” a economia. Sem crédito, as empresas e pessoas compram menos, o que contribui para a redução dos preços. 

Como a Selic afeta meu negócio?

Os juros mais altos tornam os financiamentos mais caros e isso pode impactar em diversos aspectos do seu dia a dia:

Vendas

Você pode sentir impacto nas suas vendas, pela redução do consumo – lembre-se que este, inclusive, é o principal objetivo do aumento da Selic. Famílias que contrataram financiamentos de imóveis e veículos verão suas parcelas aumentar, o que diminuiu o valor disponível para novos gastos. Apesar do efeito menor, o cheque especial e o crédito rotativo do cartão também aumentam, deixando as pessoas mais cautelosas ao consumir.

Concorrência por preços

Outro efeito da redução do consumo é uma maior oferta de produtos e serviços. As pessoas compram e contratam menos, sobram mais produtos e profissionais com tempo para prestar serviços. Isso leva a uma disputa pelos consumidores, muitas vezes vencida por quem oferecer o preço mais baixo.

Capital de giro

Como os bancos estão pagando mais juros, eles precisam repassar os custos para seus clientes. Por isso, a taxa de juros do capital de giro também aumenta.

Investimentos

Se você estava pensando em comprar um maquinário financiado para aumentar sua produtividade ou pegar um empréstimo para realizar uma melhoria no seu ponto comercial, vai perceber que o valor final ficará bem mais alto do que ocorria há poucos meses. 

Quer saber mais sobre investimentos? Acesse nosso curso online gratuito com certificado.

Financiamentos contratados

Financiamentos atrelados à taxa Selic sofrem, claro, impacto direto. Um exemplo são os empréstimos obtidos no Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe), cujo saldo devedor é corrigido pela taxa Selic mais 6% ao ano.

Preocupado com o aumento da Selic? Manter a gestão do seu negócio em dia e apostar em boas experiências para seu cliente ajudam a passar pelos momentos de turbulência econômica. O Programa Avançar te ajuda com um conteúdo repleto de dicas para seu negócio continuar seguindo em frente

Continue lendo

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação, memorizar suas preferências e personalizar o conteúdo publicitário de acordo com seus interesses. Veja mais detalhes em nossa Política de Privacidade.