Afinal o que é capital de giro?
Em linhas gerais, capital de giro representa o ciclo formado pela saída e entrada de recursos na empresa, cuja dinâmica deve ser (teoricamente) suficiente para a sustentabilidade das operações.
No entanto, o dinheiro que você recebe, menos o que você gasta, diante das exigências da manutenção do negócio, pode não ser suficiente. Nessas horas, é preciso realizar uma análise técnica (e não emocional) para avaliar as melhores opções de crédito.
Fazer um empréstimo para a empresa é um bom negócio?
Como calcular meu capital de giro
De forma bastante simplificada, o total de contas que você tem a receber subtraído dos valores que têm a pagar vão resultar no seu capital de giro.
Observação: empresas que possuem quantias referentes a estoque também devem acrescentar esses números no total a receber.
Equilibrar o valor do capital de giro é fundamental para o bom andamento dos negócios. Um valor médio serve como base, de onde é possível tomar atitudes para a manutenção desse índice.
Como analisar o capital de giro
Quando falamos de analisar capital de giro, estamos nos referindo a avaliar os recursos financeiros da empresa e, a partir dessa ação, tomar atitudes práticas.
Quando as contas saem do controle e esse valor estipulado como capital de giro fica muito abaixo do previsto, sem condições de recuperação, é preciso estudar uma opção de crédito.
Optar pelo empréstimo, por sua vez, representa pagamento de juros, o que vai impactar negativamente na margem de lucros.
Um empréstimo personalizado
E diante das particularidades que a rotina financeira de uma empresa demanda, o Santander desenvolveu uma solução sob medida às necessidades do empreendedor.
Acesse hoje mesmo e descubra qual o modelo ideal para equilibrar o capital de giro de sua empresa. Clique aqui e saiba mais.