Busca
Agronegócio Gestão de Pessoas

Os 4 perfis comportamentais e o que eles significam no dia a dia das empresas



O perfil do funcionário é um ponto importante da personalidade que pode definir sua atitude e resultado dentro de uma empresa. São 4 perfis comportamentais que servem como norte para guiar o
líder. Portanto, é importante saber quais são as características principais de cada um, a fim de encontrar a melhor forma de agir e contratar o funcionário certo.

No artigo a seguir, você confere os detalhes. Acompanhe!

Analista

Esse tipo de profissional é caracterizado por ser detalhista. Observador, sua natureza é sempre cumprir o que foi solicitado com perfeccionismo e bastante cautela, a fim de não sair do que foi pedido.

Em contrapartida, esse tipo de profissional pode não trabalhar bem sob pressão ou quando algo fora do esperado acontece no andamento do projeto. Isso acontece justamente pela sua capacidade de analisar, pesquisar e roteirizar seus passos para que tudo saia conforme o planejado.

Executor

O executor não gosta de procrastinação, por isso ele é o perfil típico de quem apresenta muito resultado. Focado, costuma trabalhar de maneira objetiva e determinada, priorizando sempre as entregas no prazo e conforme o que foi pedido.

Normalmente, o executor está entre os perfis comportamentais que têm a desvantagem de se afastar um pouco do grupo. Por ter uma grande vontade de realizar o projeto, ele pode acumular funções e ter dificuldade de dividi-las.

Comunicador

Esse perfil é simpático, dialoga com todo mundo e é o típico funcionário que está quase sempre de bom humor. Sua capacidade de se dar bem com a equipe é o que pode ser o grande trunfo desse colaborador. Ele costuma administrar bem qualquer projeto em conjunto e até alguma crise que possa surgir entre os funcionários.

Contratar um perfil comunicador é essencial para a evolução de todo projeto e para manter um clima agradável na equipe. Mas é preciso ter cautela em contratar mais de uma pessoa com características iguais para um mesmo time.

Esse tipo de profissional pode ter um ritmo de trabalho menos acelerado, mas colocá-lo em uma equipe com perfis diferentes do dele pode equilibrar a situação.

Planejador

De forma geral, o planejador é o que costuma ser mais tranquilo e paciente dos 4 perfis comportamentais. Normalmente, é o que dá segurança para a equipe, já que costuma pensar em cada detalhe antes de tomar alguma atitude ou começar um projeto.

Apesar de ter a tendência de se comunicar pouco, o planejador compensa trazendo dados realistas e dialogar sempre que for necessário. Essa característica não costuma atrapalhar seu desenvolvimento no trabalho. Portanto, unir esse perfil com um comunicador, por exemplo, pode ser uma maneira de trazer equilíbrio à equipe.

A pessoa planejadora, contudo, não é a mais indicada para realizar uma tarefa urgente. Por pensar demais, pode ter problema com o prazo curto. Também costuma apresentar muitas ressalvas, por estar sempre inseguro sobre a perfeição do planejamento de um projeto.

É provável que um profissional desse perfil também não tenha a característica de tomar decisão, uma vez que é analítico demais em determinadas situações.

Os 4 perfis comportamentais existem para ajudar na construção de uma boa equipe. Pelo fato de um complementar o outro, normalmente é ideal que todo time tenha ao menos um colaborador de cada perfil. Assim, o ambiente se mantém equilibrado e o trabalho caminha em ritmo satisfatório.

Está à procura de um profissional que atenda algum perfil específico? Que tal participar do Programa Universitário?  Confira mais detalhes!

Post ID: | Current Page ID: 5899

Continue lendo

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação, memorizar suas preferências e personalizar o conteúdo publicitário de acordo com seus interesses. Veja mais detalhes em nossa Política de Privacidade.