A motivação dos funcionários está estreitamente ligada ao desempenho e sucesso de uma empresa. Por isso, um empreendedor precisa saber identificar quando colaboradores estão insatisfeitos e fazer o que for necessário para reverter a situação – caso contrário, pode estar perdendo o dinheiro investido.
Muitos gestores têm dificuldades de observar essa insatisfação e não sabem ouvir seus colaboradores, ou seja, não conseguem perceber quando algo está errado. O que eles precisam aprender é que a melhor maneira de saber se as pessoas estão infelizes é observando suas ações diárias – e isso não pode ser uma tarefa difícil para um líder.
COMO IDENTIFICAR UM FUNCIONÁRIO INSATISFEITO?
Identificar funcionários insatisfeitos é um desafio comum para muitos gestores e líderes de equipe. Um colaborador que não está feliz com seu trabalho pode ter um impacto negativo na produtividade e no ambiente de trabalho como um todo.
É importante que os gestores saibam identificar os sinais de insatisfação dos funcionários para que possam agir rapidamente e tomar medidas para melhorar a situação.
Desmotivação
Um funcionário motivado é aquele que sempre está em busca de superar suas expectativas no ambiente de trabalho. Quem não está empenhado em alcançar suas metas ou desenvolver novas iniciativas, pode estar infeliz com sua posição e tarefas.
Ter pressa para ir embora
É preciso ficar atento aos funcionários que passam o dia inteiro contando as horas para ir embora do trabalho – ficar ansioso para o horário de almoço ou para sair em uma sexta-feira é comum, mas é necessário identificar a insatisfação daqueles que ficam obcecados com o tempo restante.
Pouca interação social
Alguns funcionários são mais introvertidos do que os outros, é normal, cada pessoa possui uma personalidade diferente. Mas, se seus colaboradores começarem a se afastar, pode ser sinal de que algo está errado. Além disso, um ambiente de trabalho não pode ser totalmente silencioso, é preciso promover a interação entre os colaboradores – aqueles que não estão interagindo podem estar descontentes.
IDENTIFIQUEI UM FUNCIONÁRIO INFELIZ, E AGORA?
Ao identificar uma insatisfação, o próximo passo é criar maneiras de ouvir seu funcionário e melhorar sua motivação:
Como conversar a respeito
Um funcionário não vai falar na frente de seus colegas os motivos da sua insatisfação. O gestor tem como responsabilidade convocar uma reunião com o colaborador para falar a respeito: mas nada de perguntas diretas, é preciso lembrar que o tema é delicado e tomar cuidado na maneira que irá colocar o assunto para discussão.
Crie ações diferenciadas para cada funcionário
O que mais motiva o funcionário que está infeliz? Se é o trabalho presencial, que tal investir em um dia de home office? Se é a falta de desafios, criar novas metas pode ajudar. Uma ação não irá funcionar para todos os colaboradores, é fundamental estudar caso a caso para estruturar o melhor plano.
Não esqueça do feedback
Funcionários que têm uma relação transparente com seu gestor são mais felizes. Por isso, é importante que o líder invista na cultura do feedback, ou seja, dê o retorno construtivo sempre que necessário para os colaboradores, criando, ainda, um relacionamento de confiança, no qual o empregado sinta-se à vontade para contribuir com o desenvolvimento da conversa.