Tem habilidade para artesanato e quer começar a empreender? Ou já trabalha com produtos artesanais e quer aumentar as vendas? Uma estratégia interessante é investir em nichos, ou seja, escolher um segmento específico para sua linha de produtos. Dessa forma, você foca melhor em um público-alvo, o que torna mais fácil definir os esforços de comunicação, por exemplo.
Selecionamos quatro nichos promissores para você identificar aquele que mais se aproxima da sua linha atual de produtos ou que tem mais oportunidades para o desenvolvimento de novos itens.
O ideal é ter uma boa variedade de artigos e pensar em soluções completas. Assim, você pode criar combos de venda e, também, aumentar a conveniência para o cliente, que encomenda tudo que precisa (ou boa parte) em um só local. Mas não se preocupe em ter de produzir tudo. Uma dica é unir-se a outras pessoas que atuam com artesanato ou pequenas produções e podem oferecer artigos complementares ao que você faz. Um exemplo seria criar uma bela caixa de madeira a ser complementada por brigadeiros gourmet, fornecidos por uma pessoa parceira.
Casamentos
Cada vez mais as celebrações de casamentos buscam encantar noivos, familiares e convidados, com experiências que começam antes mesmo da festa e que todos adoram compartilhar nas redes sociais.
Para trabalhar nesse nicho, é interessante avaliar cada etapa envolvida em um casamento e pensar se você teria como desenvolver um produto específico para o momento, desde o pedido do casamento até a noite de núpcias.
Os convites para padrinhos e madrinhas, por exemplo, podem se transformar em verdadeiros presentes, com caixas produzidas artesanalmente e recheadas de mimos também artesanais (como sabonetes, aromatizadores de ambiente, doces etc).
Para o dia da festa, então, as possibilidades são muitas. Plaquinhas para fotos, topo de bolo, centros de mesa, guardanapos personalizados, lembrancinhas, corsages (pulseira de flores) para madrinhas, buquê da noiva, porta aliança são apenas algumas delas.
Maternidade
Este nicho vem crescendo ano após ano, com a preferência das futuras mamães em adquirir produtos personalizados e diferentes daqueles disponibilizados por grandes redes. Além disso, o momento de revelar o sexo do bebê, algo que não era compartilhado até pouco tempo atrás, virou uma celebração especial, gerando oportunidades para a criação de produtos específicos. Assim, da mesma forma como sugerido para o nicho casamento, a dica aqui é pensar em todos os momentos, da gestação ao nascimento, e identificar produtos que possam ser associados a cada um deles.
Entram na lista itens para o chá de bebê; para os ensaios fotográficos de gestante e do recém-nascido (ensaio conhecido pelo termo em inglês new born); para o já comentado chá-revelação; mala maternidade; quadro maternidade; conjunto saída da maternidade; lembrancinhas para as visitas depois do nascimento.
Há, ainda, toda uma gama de produtos para a decoração do quarto do bebê (almofadas, móbiles, porta-retratos etc.); para cama e banho (toalhas personalizadas, kits para berço e moisés/ninho); e para a mamãe (almofada amamentação, canguru/sling, entre outros).
Reciclados e sustentáveis
Produtos reciclados e sustentáveis já viraram uma tendência permanente. Dedicar sua criatividade para o desenvolvimento de itens produzidos a partir do reaproveitamento de materiais pode representar um diferencial interessante e conquistar um público que se preocupa com o meio ambiente.
Um exemplo são bijuterias feitas com cápsulas de café usadas; vasos feitos de folhas de jornal e revistas; porta-trecos feitos com latas de óleo ou achocolatado, bijuterias feitas de jornal, objetos de decoração feitos com madeiras de pallets, pneus... As possibilidades são inúmeras e a internet está cheia de ideias, inclusive com vídeos que mostram o passo a passo de como fazer. Basta você acrescentar seu lado criativo para dar o toque especial e diferenciado.
O importante, ao atuar nesse nicho, é ter a sustentabilidade como seu principal argumento de venda. Os produtos precisam ser apresentados destacando os materiais do que são feitos. Use suas redes sociais para divulgar informações sobre a importância da reciclagem e reforçar seu posicionamento. E seja coerente: cuidado para não ter uma embalagem que gere desperdício ou use elementos que não combinem com sua proposta, como plástico em excesso.
Produtos Personalizados
Vivemos em um mundo onde praticamente tudo pode ser personalizado. Se antes ouvíamos as mesmas músicas ao sintonizarmos a mesma rádio, hoje, com os aplicativos de música a trilha sonora que acompanha cada um é única.
Investir no nicho de produtos personalizados é algo interessante. É possível, inclusive, manter uma linha regular de produção e desenvolver uma versão “premium”, na qual o item pode ser personalizado, com a inclusão de iniciais de um nome, por exemplo.
O ponto de atenção aqui é com a questão de desistência de compra e devoluções, especialmente para vendas realizadas pela internet. Vale lembrar que o consumidor tem o direito de desistir de uma compra online até sete dias depois de ter recebido o produto. Desta forma, é muito importante que o ambiente virtual apresente de forma extremamente clara as características, cores e dimensões dos produtos, para evitar desistências.
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