Não é de hoje que comentamos aqui no Portal do Programa Avançar que a transformação digital está revolucionando o setor financeiro.
Os processos de digitalização e virtualização de transações bancárias estão sendo implementado cada vez mais pelas instituições financeiras e tem viabilizado o acesso de clientes pelos mais diversos tipos de dispositivos, seja celulares, tablets ou computadores.
Mas afinal, será que a tecnologias digitais mudarão de fato os bancos, tal como conhecemos hoje? Confira com a gente esse conteúdo sobre o chamado Invisible Banking, um novo conceito que pretende revolucionar ainda mais o segmento bancário.
Vamos lá?
O que é Invisible Banking
Se formos traduzir o termo literalmente, Invisible Banking quer dizer Banco Invisível, o que nos leva ao entendimento do conceito, o qual o banco se torna cada vez mais coadjuvante na realização dos procedimentos bancários, que agora passam a ser conduzidos pelos próprios clientes por meio da tecnologia – principalmente com o uso da Inteligência Artificial (IA).
Em poucas palavras, nesse cenário, onde produtos e serviços financeiros são ofertados e acessados de forma 100% digital, o cliente não precisa realizar diversos processos que precisariam necessariamente passar por alguma estação física bancária, como os caixas eletrônicos ou agências. Tudo isso porque, devido a constante implementação da tecnologia no setor financeiro, muitos recursos já estão sendo disponibilizados de forma simples e prática por meio de aplicativos, do Internet Banking e diversas funções presentes nos dispositivos móveis, como é o caso do Pix e demais iniciativas do Banco Central, como o Open Finance.
Como funciona
No modelo de Invisible Banking, a organização bancária convencional passa a funcionar com o apoio da tecnologia, com o chamado Enlightened Virtual Assistant (EVA). Sendo assim, todos aqueles processos e fluxos que conhecemos e que, muitas das vezes, acabam atrasando o nosso dia a dia, serão facilitados e acelerados. Isso irá agilizar as operações, reduzir custos e evitar todo o desgaste proporcionado por filas nas agências e ligações com call centers.
A KPMG International produziu um estudo para entender de que forma o EVA irá passar a atuar nos sistemas bancários. A princípio, o Invisible Banking seria formado por três níveis, os chamados 3P’s:
- Plataforma – Conexão entre o cliente e a instituição financeira – neste nível, dispositivos são integrados por meio da Inteligência Artificial aos serviços e produtos bancários;
- Produto – Desenvolvimento de produtos personalizados e adaptados ao cliente;
- Processo – Gestão e Infraestrutura de transição do sistema bancário tradicional para o Invisible Banking.
Exemplos de Invisible Banking
Para exemplificar como funcionaria o Invisible Banking na prática, basta entender como funciona o Enlightened Virtual Assistant (EVA).
Nesse tipo de plataforma os consumidores se conectarão ao banco – e essa conexão seria intermediada por tecnologias que estão disponíveis e já conhecemos, tais como autenticação de voz, inteligência artificial (IA), dispositivos móveis, interface de programação de aplicativos (API) e tecnologia de nuvem.
Podemos entender que tecnologias de comando de voz tais como Google Assistant, Cortana (Microsoft), Siri (Apple), Alexa (Amazon) ou Viv (Samsung) estarão mais presentes no cotidiano das pessoas e irão revolucionar os processos bancários até 2030, ao permitir a disponibilidade de serviços 24 horas por dia.
Um exemplo prático é a possibilidade de transação financeira, seja empréstimo, pagamento ou transferência, por comando de voz para uma assistente virtual.
Dessa forma, podemos concluir que o Invisible Banking possibilitará num futuro próximo uma grande revolução nos sistemas bancários tradicionais tais quais conhecemos hoje. Esse processo de integração cada vez maior entre os dispositivos móveis e bancos trará ainda mais autonomia para os consumidores, facilitando processos e fluxos cotidianos.
Gostou de saber mais sobre o Invisible Banking? Então, continue acompanhando o nosso portal e fique por dentro de outras atualidades de Gestão & Negócios!
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