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O que as novas gerações esperam das empresas

O cenário do mercado de trabalho está mudando: a geração Y (nascidos entre os anos 80 e 2000) e Z (metade da década de 90, até 2010) estão tornando-se maioria entre os funcionários de uma organização.

Os negócios devem estar preparados, afinal, essas gerações possuem motivações de trabalho muito diferentes das anteriores: elas querem que as empresas compreendam suas necessidades – profissionais e pessoais.

Uma empresa pode sofrer o impacto caso não se adeque ao novo modelo de negócio: organizações que não se atualizarem, tendem a sofrer uma queda na retenção de novos talentos. Mas, por onde a companhia pode começar?

DESENVOLVIMENTO DE CARREIRA
As gerações Y e Z – a segunda, especialmente quando está em busca do primeiro emprego – buscam uma empresa que se preocupe em desenvolver profissionalmente seus funcionários, com programas de formação internos e trilhas de carreira bem estruturadas.

Os profissionais dessa geração, por mais que sejam conhecidos por trocar com facilidade de emprego, ficam encantados com organizações que oferecem a oportunidade de transformar a sua carreira. Trabalhar em um local que demonstra não se preocupar e não reconhece os avanços e as conquistas de um colaborador, não é nem um pouco animador para esses jovens.

Eles têm sede de liderança e, caso tenham potencial, a empresa é quem precisa fornecer todos os subsídios para que se tornem os futuros líderes da organização.

EQUILÍBRIO ENTRE VIDA PESSOAL E PROFISSIONAL
As duas gerações vivem conectadas e gostam de trabalhar, mas valorizam – e muito – um ponto: a preocupação da empresa com a sua vida pessoal. Os profissionais estão buscando organizações que oferecem benefícios como horário de trabalho flexível, home office, ambiente inovador e programas de qualidade de vida.

Eles se dedicam o quanto precisam para suas funções, mas precisam sentir que têm tempo o suficiente para resolver suas questões pessoais, ficar com a família e amigos e até mesmo investir em alguma formação.

GESTOR INSPIRADOR
Outra forma da empresa encantar as gerações Y e, especialmente, Z é possuindo líderes inspiradores na organização. Figuras de liderança de sucesso, que comprovem como o desenvolvimento interno da companhia é efetivo e que engajem sua equipe a sempre darem o seu melhor são extremamente motivadores para esses profissionais.

Como costumam ser mais ambiciosos profissionalmente, gostam de conhecer líderes que mostrem como é possível chegar aonde querem.

PARTICIPAÇÃO ATIVA NA MUDANÇA
Jovens não querem ser coadjuvantes na história de uma empresa, e sim possuírem participação ativa em todas as mudanças e transformações da organização. Querem ter voz, dar palpite e opiniões, criar novas ideias e ganhar a oportunidade de inovar.

A empresa deve se atentar a ter um modelo de negócio no qual todos os seus colaboradores podem participar e tenham a liberdade de opinar. Seja com encontros periódicos, reuniões semanais, programas de incentivo ou até mesmo canais de comunicação: os profissionais querem ser ouvidos e, mais do que isso, reconhecidos por suas ideias e sugestões.

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