Busca
Agronegócio Gestão de Pessoas

Como estimular e manter a criatividade de seus funcionários

A criatividade é uma das habilidades mais valorizadas por empresas. Funcionários com ideais inovadoras, que colaboram com o desenvolvimento do negócio por meio de suas iniciativas, estão se destacando cada vez mais no ambiente corporativo.

Muitas pessoas não se consideram criativas, pois acreditam que a criatividade é um dom. No entanto, estão enganadas: criatividade é um estímulo, que pode ser incentivado, inclusive, pela empresa em que trabalham.

Isso porque o bom desempenho de uma companhia pode ser resultado de boas ideias. E não existem pessoas melhores para criar novos conceitos do que os colaboradores que vivem o dia a dia da organização – às vezes, eles só precisam de um empurrãozinho para retomarem a criatividade que há dentro de cada um.

Entretanto, empresas também são responsáveis pelos principais obstáculos contra a criatividade: existem organizações que ainda insistem em ideias velhas, impõem paradigmas antigos e não incentivam a colaboração de seus funcionários, fazendo com que os colaboradores tenham medo de se posicionar.

Se você não quer que sua empresa seja uma delas, confira como estimular e manter a criatividade de seus funcionários:

AMBIENTE DE TRABALHO O ambiente de trabalho deve estimular o desenvolvimento de ideias e a troca de conceitos entre os funcionários. Com ações e campanhas de comunicação, que promovem e valorizam mudanças que incentivam a evolução do negócio, a organização consegue mostrar que está aberta à inovação.

ZONA DE CONFORTO Sair da zona de conforto pode fazer bem para os funcionários. Criar ações diferenciadas, que estimulem os colaboradores a trabalharem com demandas que não estão habituados ou locais em que não estão acostumados, estimula que pensem em uma maneira diferente de agir e criar – encontrando, assim, novas ideias. Promover eventos externos, reuniões dinâmicas e até mesmo oferecer trabalho remoto pode auxiliar nesse processo.

PENSAMENTO LIVRE A empresa precisa aprender a valorizar o pensamento livre de seus funcionários: fluxo de ideias espontâneas que surgem ao longo do dia e podem contribuir com a evolução da organização, se desenvolvidas da maneira correta. O colaborador precisa sentir-se à vontade o suficiente para compartilhar com seu líder e com os demais colegas de trabalho o que descobriu sem a menor intenção, mas que pode ser relevante para a companhia.

ERROS TAMBÉM ENSINAM Erros fazem parte do processo criativo: só não erra quem nunca tentou fazer algo. As falhas servem como aprendizado e podem ser uma alternativa ao desenvolvimento de novas soluções e possibilidades. Cabe aos colegas de trabalho e, especialmente, ao líder do funcionário estimular a realização de novas tentativas, caso uma não tenha dado certo: o diálogo aberto também estimula o processo de criatividade.

PAPEL DA LIDERANÇA Um líder tem participação direta no estímulo à criatividade de sua equipe: como gestor, consegue criar um ambiente favorável ao compartilhamento de ideias e estimular o trabalho em equipe – no qual os funcionários podem trocar experiências e informações –, incentivando que os membros pensem fora da caixa, buscando novas soluções para demandas diárias.

FEEDBACK Também responsabilidade do líder, o feedback é um processo construtivo, que pode auxiliar um funcionário a estimular seu lado criativo: a partir do momento que recebe retorno sobre sua atuação dentro da empresa, consegue mudar sua linha de pensamento e, consequentemente, pensar em novas performances e ideias.

Post ID: | Current Page ID: 1152

Continue lendo

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação, memorizar suas preferências e personalizar o conteúdo publicitário de acordo com seus interesses. Veja mais detalhes em nossa Política de Privacidade.