Foto: Envato Elements
Quatro startups brasileiras estão entre as contempladas pelo Santander X Tomorrow Challenge, que buscou soluções que ajudem a transformar a realidade do mundo no pós-Covid-19. Lançado em maio, o desafio global recebeu inscrições de 2.251 projetos de 14 países.
As startups brasileiras selecionadas são:
- Fofuuu: ferramenta on-line de monitoramento de terapias para crianças com deficiência;
- Sumá: plataforma para pequenos agricultores com dificuldade de acesso aos mercados;
- TAQE: plataforma de recrutamento e seleção digital;
- wconnect: uma empresa de engenharia que criou a "Simples Receita", sistema para conectar médicos, pacientes e farmácias para a venda on-line de medicamentos sob prescrição médica.
Ao todo, foram escolhidas 20 startups por sua projeção, viabilidade e escalabilidade. Cada uma receberá 20.000 euros para o desenvolvimento do projeto, mentorias, roadshow para acesso a financiamento e divulgação nos meios de comunicação globais.
Brasil, Espanha e México foram os países com maior representação, com mais de 60% dos projetos inscritos. A participação se refletiu no resultado final: sete startups são espanholas, quatro brasileiras e duas mexicanas. Os demais países contaram com um projeto cada.
Os projetos escolhidos pertencem a 10 países (Alemanha, Argentina, Brasil, Chile, EUA, Espanha, México, Portugal, Peru e Reino Unido), sendo 40% deles desenvolvidos por mulheres -- dados bastante positivos que refletem o aumento da presença feminina na esfera do empreendedorismo.
A seleção levou em conta quatro categorias avaliadas: Re-Skill, para desenvolver novas habilidades profissionais; Re-Work, para apoiar a luta contra o desemprego gerado pela pandemia; Re-Invent, para adaptar os modelos de negócio à nova situação e Re-Launch, para reabrir negócios e identificar novas oportunidades de mercado.
A lista completa dos selecionados pode ser acessada em santander.com/tomorrowchallenge.
O Santander X Tomorrow Challenge faz parte do plano de resposta global do Banco Santander para a crise gerada pela Covid-19, que mobilizou 100 milhões de euros em todo o mundo para combater o vírus e atenuar seus efeitos entre os grupos mais afetados. Destes, 30 milhões foram mobilizados por intermédio do Santander Universidades. Com isso, projetos de pesquisa para o desenvolvimento de vacinas, medicamentos e novas técnicas de diagnósticos ganharam incentivo; estudantes menos favorecidos receberam ajuda para dar continuidade aos seus estudos acadêmicos e foram realizados trabalhos de reforço do sistema universitário para sua transição digital.
Superamos Juntos
O Santander está oferecendo apoio para as empresas neste momento de crise com uma série de ações. Confira a página da iniciativa Superamos Juntos e conheça mais sobre as iniciativas, que incluem o Programa Avançar.