Existe um ponto em comum a toda startup de marketing que opera hoje no Brasil: o foco das atividades é o aprimoramento da experiência do consumidor, principalmente nas plataformas online.
A busca por inovação é uma característica desse modelo de negócio, independentemente da área de atuação. Outra questão importante é o interesse dos investidores.
Nesse sentido, 2018 foi um período emblemático para o setor no Brasil. Registramos nossos primeiros “unicórnios” (termo usado pelo mercado para designar a startup que alcança a cifra de US$ 1 bilhão) e vimos crescer o número de operações.
Neste artigo, vamos apresentar um panorama das startups de marketing. São quase 200 atuando no país, ajudando a acelerar o processo de automação da atividade nessa área.
Startups de marketing: em quê elas estão trabalhando?
Segundo estudo realizado pela Liga Insights MarTechs, a startup brasileira dedicada ao marketing tem priorizado o desenvolvimento de solução para a criação e execução de conteúdo para empresas.
Também chamadas de martechs, elas concentram sua atividade nas seguintes áreas:
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atendimento, conectores e produtividade (14%);
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conteúdo interativo (11%);
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social e comunicação (11%);
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analytics, data e performance (9%);
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ferramenta de comunicação (9%);
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fidelidade do cliente (9%);
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gestão e geração de conteúdo (6%);
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CRM e customer success (6%);
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vendas e geração de leads (5%).
Onde estão concentradas?
O estudo mapeou a localização geográfica das startups de marketing. A maioria tem sede em São Paulo (42% das entrevistadas atuam na região). Florianópolis (8%) e Belo Horizonte (7%) também se destacaram.
Figuram ainda na lista Campinas, Curitiba, Goiânia, Londrina, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro e São José dos Campos.
Que tipo de serviço as martechs entregam?
Para exemplificar esse modus operandi, separamos os casos de algumas empresas que atuam em campos distintos do marketing. Confira a seguir.
Resultados Digitais
Nasceu em 2011 e tornou-se uma das principais plataformas de automação e gerenciamento de marketing, reunindo mais de 12 mil clientes no Brasil. São 1,5 mil agências e consultores certificados no país para operar a ferramenta.
Influu
O foco do negócio são os influenciadores. A plataforma foi criada para conectar o profissional que atua na área às empresas interessadas em contratar seu serviço. Tudo é feito diretamente na plataforma.
Rock Content
A startup, dedicada à produção de conteúdo, triplicou de tamanho nos últimos dois anos. Os números evidenciam a importância da operação: são 20 mil redatores especializados, 8 mil peças produzidas todo mês e mais de 200 funcionários.
Runrun.it
Fundada em 2013, a empresa criou uma plataforma para agilizar o gerenciamento de tarefas da área de marketing. A base é em São Paulo e a operação recebeu investimento dos fundos 500 Startups e Monashees Capital.
Samba Tech
Gestão e distribuição de vídeos online são o foco da Samba Tech, que tem uma presença importante em toda a América Latina.
O sucesso das startups de marketing está alinhada à atenção conquistada por esse modelo de negócio. A Associação Brasileira de Startups (ABStartups) estima que existam entre 10 e 15 mil empresas desse tipo hoje no país. Uma pesquisa realizada pela entidade em 2017 indica que o volume dobrou em seis anos. A expectativa é que o ritmo de crescimento se mantenha.
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