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Agronegócio Geral

Brasil tem quase 200 startups de marketing



Existe um ponto em comum a toda startup de marketing que opera hoje no Brasil: o foco das atividades é o aprimoramento da experiência do consumidor, principalmente nas plataformas online.

A busca por inovação é uma característica desse modelo de negócio, independentemente da área de atuação. Outra questão importante é o interesse dos investidores.

Nesse sentido, 2018 foi um período emblemático para o setor no Brasil. Registramos nossos primeiros “unicórnios” (termo usado pelo mercado para designar a startup que alcança a cifra de US$ 1 bilhão) e vimos crescer o número de operações.

Neste artigo, vamos apresentar um panorama das startups de marketing. São quase 200 atuando no país, ajudando a acelerar o processo de automação da atividade nessa área.

Startups de marketing: em quê elas estão trabalhando?

Segundo estudo realizado pela Liga Insights MarTechs, a startup brasileira dedicada ao marketing tem priorizado o desenvolvimento de solução para a criação e execução de conteúdo para empresas.

Também chamadas de martechs, elas concentram sua atividade nas seguintes áreas:

  • atendimento, conectores e produtividade (14%);

  • conteúdo interativo (11%);

  • social e comunicação (11%);

  • analytics, data e performance (9%);

  • ferramenta de comunicação (9%);

  • fidelidade do cliente (9%);

  • gestão e geração de conteúdo (6%);

  • CRM e customer success (6%);

  • vendas e geração de leads (5%).

Onde estão concentradas?

O estudo mapeou a localização geográfica das startups de marketing. A maioria tem sede em São Paulo (42% das entrevistadas atuam na região). Florianópolis (8%) e Belo Horizonte (7%) também se destacaram.

Figuram ainda na lista Campinas, Curitiba, Goiânia, Londrina, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro e São José dos Campos.

Que tipo de serviço as martechs entregam?

Para exemplificar esse modus operandi, separamos os casos de algumas empresas que atuam em campos distintos do marketing. Confira a seguir.

Resultados Digitais

Nasceu em 2011 e tornou-se uma das principais plataformas de automação e gerenciamento de marketing, reunindo mais de 12 mil clientes no Brasil. São 1,5 mil agências e consultores certificados no país para operar a ferramenta.

Influu

O foco do negócio são os influenciadores. A plataforma foi criada para conectar o profissional que atua na área às empresas interessadas em contratar seu serviço. Tudo é feito diretamente na plataforma.

Rock Content

A startup, dedicada à produção de conteúdo, triplicou de tamanho nos últimos dois anos. Os números evidenciam a importância da operação: são 20 mil redatores especializados, 8 mil peças produzidas todo mês e mais de 200 funcionários.

Runrun.it

Fundada em 2013, a empresa criou uma plataforma para agilizar o gerenciamento de tarefas da área de marketing. A base é em São Paulo e a operação recebeu investimento dos fundos 500 Startups e Monashees Capital.

Samba Tech

Gestão e distribuição de vídeos online são o foco da Samba Tech, que tem uma presença importante em toda a América Latina.

O sucesso das startups de marketing está alinhada à atenção conquistada por esse modelo de negócio. A Associação Brasileira de Startups (ABStartups) estima que existam entre 10 e 15 mil empresas desse tipo hoje no país. Uma pesquisa realizada pela entidade em 2017 indica que o volume dobrou em seis anos. A expectativa é que o ritmo de crescimento se mantenha.

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