Como o próprio termo em inglês já dá a entender, startup significa iniciar algo, uma ação. No mundo dos negócios, as Startups são empresas que iniciam atividades com o objetivo de explorar um modelo ainda inexplorado no mercado.
Mas essas grandes ideias efetivamente saem do papel e vão para as mãos do consumidor na “vida real”? Provamos que sim. Conheça 4 empresas que nasceram de Startups de sucesso:
Airbnb
Acredite: o consolidado serviço mundialmente conhecido que oferece hospedagens em casas e apartamentos ao invés de, somente, hotéis e pousadas, nasceu das Startups.
Em 2008, durante um grande evento em São Francisco, nos EUA, três amigos observaram os hotéis extremamente lotados e resolveram disponibilizar colchões da sua casa para alugar aos turistas. Foi um sucesso!
Ao levar essa ideia para uma plataforma digital, o Airbnb rompeu com a estrutura unicamente voltada aos estabelecimentos do ramo de hotelaria.
Em 2016, a empresa registrou um total de 80 milhões de hóspedes ao redor do mundo.
Xiaomi
Ao lado da Uber, ano passado a startup chinesa Xiaomi era a segunda mais valiosa do mundo – avaliada então em US$ 46 bilhões. A grande sacada dessa jovem empresa foi correr ao contrário do mercado tido como tradicional dentre as fabricantes de smartphones.
O celular da Xiaomi é moderno e extremamente barato e a aquisição do aparelho não concede lucro à fabricante – por outro lado, a Startup planejou ganhos em lucros nos softwares e aplicativos oferecidos com exclusividade.
Palantir
Não se iluda: a Palantir não é apenas uma empresa fornecedora de softwares como qualquer outra. A Startup, que foi avaliada em US$ 20 bilhões, é focada em cibersegurança e utiliza seus mecanismos de busca para dados complexos, como ações anti-terroristas e movimentações financeiras criminosas, por exemplo.
Para se ter uma ideia, o sistema ajudou o governo americano na busca por Osama Bin Laden e também auxiliou na captura de traficantes internacionais.