O bom velhinho está chegando. E, com ele, chega também um dos períodos mais aguardados pelo comércio. Segundo uma projeção da Confederação Nacional do Comércio de Bens e Serviços (CNC), o volume de vendas natalinas em 2021 deve movimentar R$ 34,3 bilhões em vendas e gerar 73,1 mil vagas.
Pensando nisso, confira 10 táticas para alavancar as vendas da sua equipe no Natal, dadas pelo especialista em vendas Marcelo Ortega:
1. Sintonia com os clientes
Sorrisos, cordialidades e interesse na necessidade de cada pessoa. Isso fortalece o elemento fundamental da venda: a empatia com o cliente.
2. Boa argumentação e apresentação
O consumidor valoriza o vendedor que conhece bem aquilo que oferece e que detém uma postura congruente com a sua marca ou loja.
3. A venda acontece pelo intangível
Este é um fato que poucos vendedores consideram e insistem em achar que a venda ocorre pelo menor preço. O vendedor que vai vender mais no Natal é aquele que se envolver mais com o cliente e entender a sua demanda. Normalmente, os motivos de compra são emocionais, afinal, é Natal. Presentes, prazer, alegria, conforto e reconhecimento são o que o cliente busca.
4. Oferecer benefícios
Promova vantagens e promoções que estejam focadas no lado emocional. O preço pode não ser o menor, mas quanto vale o resultado que seu produto proporciona a quem compra?
5. Ter foco
O cliente se sente mais motivado a comprar quando encontra soluções completas para presentear as pessoas que ama neste Natal. Foque em vender cada vez mais produtos.
6. Empenhar-se
Seja um consultor, um psicólogo ou um ator. O vendedor deve se moldar a cada perfil de cliente e acompanhar sua velocidade, estilo e a forma como se comunica.
7. Não desistir
Crie um acordo condicional com clientes evasivos dizendo: se nós juntos encontrarmos uma forma que se convença que comprar conosco, agora, é o melhor para você, poderíamos continuar? É assim que se posiciona um vendedor neste momento crucial para avançar ou perder uma venda. A resposta a esta pergunta é sim. Não tem outra, pois o cliente quer o melhor para ele.
8. Vencer objeções ao preço
Imagine a felicidade de seus filhos quando abrir este presente. Ou ainda, pense o quanto seus pais vão se emocionar com algo tão luxuoso. Eles merecem isso.
9. Criar senso de urgência
'Se comprar agora, consigo lhe conceder isso ou aquilo. Amanhã, não poderei ter a mesma condição'. Estratégias como essa podem funcionar bem.
10. Ter segurança ao convencer o cliente
Use fatos de outros consumidores ou estatísticas de mercado, como percentual de clientes satisfeitos com o mesmo produto. Dê evidências, testemunhais ou promova uma experiência se preciso. Permita que o cliente experimente o seu serviço ou produto.