Se você é um pequeno empreendedor, escolha bem: é fundamental optar por meios de pagamento seguros em uma relação comercial. Para o consumidor é uma prova de seriedade e garantia na transação. Para empresa, o impacto é direto nas vendas e os resultados, uma vez que ao admitir uma nova alternativa de recebimento, o empresário passa a atingir um novo público potencial comprador.
Por isso, antes de decidir por qual meio oferecer é importante conhecer as necessidades da sua empresa e as preferências de pagamento de seus clientes,além de especificidades do mercado.
Segundo Reginaldo Aldrighi Fernandes, Superintendente de Micro e Pequenas Empresas do Banco Santander, a eficácia na escolha depende de muitos fatores: as relações comerciais, as transações, o número de vendas, o valor médio do faturamento, entre outras coisas. “O importante é escolher o meio que traga a maior agilidade e simplicidade possível”, disse.
Segundo Reginaldo Aldrighi Fernandes, Superintendente de Micro e Pequenas Empresas do Banco Santander, a eficácia na escolha depende de muitos fatores: as relações comerciais, as transações, o número de vendas, o valor médio do faturamento, entre outras coisas. “O importante é escolher o meio que traga a maior agilidade e simplicidade possível”, disse.
A escolha correta também ajuda a conquistar o mercado. Uma forma de pagamento facilita a venda do seu produto. A tecnologia aparece como uma aliada. “Dependendo do faturamento, a tecnologia ajuda o empreendedor até a reduzir custo”, completou Reginaldo.
Pagamento móvel
Profissionais liberais, autônomos, micro empreendedores individuais e pequenos empreendedores podem ampliar o seu potencial de vendas com a ajuda da tecnologia. A Santander Conta Conecta é uma solução de meio de pagamentos móvel que transforma smartphones e tablets em leitores de cartões.
O processo é simples. Após baixar gratuitamente o aplicativo iZettle na App Store ou iZettle no Google Play, os empreendedores que são clientes do banco podem receber os pagamentos, ao digitar os dados da compra e clicar em “cobrar”. Já o comprador insere o cartão no leitor que valida o chip e assina na própria tela do celular. Quanto ao comprovante de pagamento, é possível imprimi-lo ou enviá-lo por e-mail.
Quem recorre ao serviço paga um percentual sobre as operações realizadas ao invés de uma taxa fixa mensal. “É um meio de pagamento sem aluguel, com uma taxa na entrada que traz mobilidade. É preciso fazer as contas do que vale mais”, disse Juliana Ramalho, Superintendente do Segmento Van Gogh do Santander.
Os clientes recebem o valor cobrado diretamente em suas contas correntes no prazo de até cinco dias (a média para esse tipo de ação é de 30 dias) e correntistas Santander apenas 2 dias, “É uma oportunidade de fluxo de caixa para quem não tem um salário fixo”, completou Juliana.
Ela também ressalta a melhora na gestão do seu negócio. O sistema permite rastrear e analisar vendas, com gráficos de fácil leitura que exibem receitas, produtos mais vendidos, transações, volume médio de pagamentos e identifica os clientes mais leais, além de organizar os dados por ano, mês ou semana. “A ferramenta ajuda no gerenciamento do negócio. O aplicativo marca os clientes e gera relatórios completos, há um acompanhamento. Você sabe os clientes que compraram no último mês, na última semana. Big data nos meios de pagamento é indispensável”, explicou.
O leitor de cartões iZettle deve ser solicitado no momento da abertura da conta, em qualquer uma das mais de 2.400 agências do Santander em todo o Brasil. O processo de abertura da Santander Conta Conecta também pode ser iniciado pela internet, no site www.santander.com.br/contaconecta.