Busca
Agronegócio Gestão de Negócios

Vendas Corporativas: o que são e como funcionam

Vendas corporativas são as vendas realizadas de uma empresa para outra empresa e no mundo dos negócios são conhecidas pela sigla B2B (business-to-business, em inglês). Se você não tem empresas entre seus clientes, saiba que este é um segmento que vale a pena investir para conquistar. Isso porque as vendas tendem a ser em maiores volumes e com boa regularidade. Além disso, muitas empresas médias e grandes possuem políticas de compras que abrem preferência para micro e pequenos negócios, como parte de suas ações de sustentabilidade e de apoio ao desenvolvimento local.

Não perca mais tempo. Veja o que fazer para fornecer para empresas:

1. Estar pronto para emitir nota fiscal

Para vender para uma empresa você terá necessariamente de emitir nota fiscal, mesmo sendo um MEI (Microempreendedor Individual). Isso porque a nota fiscal é a única maneira da empresa registrar formalmente aquilo que está adquirindo e ficar em dia com suas obrigações contábeis e controles internos. Se você é MEI, confira este passo a passo de como realizar a emissão de sua nota fiscal.

2. Encontrar potenciais clientes corporativos

Para esta tarefa, primeiro defina qual área geográfica sua empresa tem condições de atender. Muitas vezes, a proximidade física pode representar vantagens por simplificar a logística, tornar mais ágil a resolução de problemas – qualquer coisa você consegue se deslocar facilmente até a empresa contratante – além de impactar no valor do frete. Sua empresa também pode ser beneficiada caso a contratante tenha uma política de favorecer a contratação de fornecedores locais, como mencionado anteriormente.

3. Cadastrar-se nos sites das empresas

Muitas empresas possuem, em seus sites, plataformas de cadastro de fornecedores. Sua empresa pode ser convidada a apresentar uma proposta diante de uma demanda específica.

4. Desenvolver produtos e/ou serviços pensados para as necessidades corporativas

Analise seu mix de produtos ou a sua prestação de serviços e avalie como oferecer pacotes ou combos interessantes para clientes empresariais. É algo atrativo para um comprador corporativo resolver a aquisição de vários itens com um mesmo fornecedor. Pode ser que você identifique a necessidade de complementar seu atual catálogo de produtos ou portfólio de serviços para oferecer uma opção mais completa. 

5. Investir em um vendedor exclusivo para o segmento

A venda para empresa é bastante diferente da feita para o consumidor final. Muitas vezes, os compradores corporativos precisam negociar descontos, prazos de entregas e condições de pagamento para justificar a troca de fornecedor ou mesmo a renovação de contratos. Por isso, considere contar com uma pessoa da equipe de vendas totalmente dedicada para encontrar e negociar clientes corporativos. Ela precisa ter maior autonomia para conceder condições especiais, excelente conhecimento dos produtos e/ou serviços e bom acompanhamento da rotina operacional para oferecer prazos compatíveis com a realidade de momento da empresa.  

6. Mantenha seus canais de apresentação e contatos arrumados

A venda corporativa é muito baseada em credibilidade. Após encontrar o nome de sua empresa no banco de fornecedores cadastrados ou receber a visita ou ligação de alguém de sua equipe de vendas, o comprador irá fazer uma pesquisa sobre sua empresa. Garanta que seu site esteja apresentável e atualizado, suas redes sociais com postagens de qualidade e cuide de sua reputação em sites de apoio a consumidores, como o Reclame aqui.

Quer mais dicas de como ampliar as vendas de seu pequeno negócio? No Programa Avançar, você tem acesso a cursos online, podcasts e lives especiais sobre o universo do empreendedorismo, gestão e negócios. Cadastre-se gratuitamente agora mesmo.

Post ID: | Current Page ID: 3372

Continue lendo

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação, memorizar suas preferências e personalizar o conteúdo publicitário de acordo com seus interesses. Veja mais detalhes em nossa Política de Privacidade.