O ano de 2021 promete para o varejo da construção. Estudo feito pela Juntos Somos Mais mostra que, em 2020, o crescimento foi de 22% de março a novembro. Nesse panorama positivo, empresas do segmento são impulsionadas a investir ainda mais e o mercado continua em alta.
Confira com a gente os pontos em destaque para o setor da construção e saiba mais!
Valorização da residência
A quarentena causada pela pandemia do novo coronavírus trouxe consigo a valorização da residência. O setor de materiais de construção ganhou um impulso ocasionado pela necessidade de reformas em casas principalmente após o início do home office em muitas empresas, que proporcionou às pessoas mais atenção ao ambiente domiciliar.
Segundo dados da Juntos Somos Mais, empresa da Votorantim Cimentos em conjunto com a Gerdau e Tigre, entre março e novembro de 2020, a venda das indústrias para o varejo da construção registrou um crescimento de 22%, superior ao período pré-pandemia (janeiro e fevereiro).
O crescimento nas vendas ocasionado durante a pandemia trazido pelo estudo, mostra que o auxílio emergencial foi grande responsável por essa receita. O benefício do governo representou 75% do crescimento das lojas abrangidas pela Juntos Somos Mais, cerca de 17% do faturamento de maio a agosto de 2020.
Ascensão das plataformas de marketplace
Também proporcionada por questões de isolamento social, a ascensão do e-commerce e plataformas de marketplaces (lojas virtuais integradas) segue como destaque para o setor de construção. Cada vez mais o consumidor busca comprar pela internet e a confiança sobre esse tipo de experiência vem aumentando também no varejo.
A oferta de produtos e empresas parceiras incrementou os marketplaces da área, em paralelo, programas de fidelização também estão movimentando positivamente o mercado. Esses programas oferecem uma espécie de pontuação aos clientes, baseadas na compra de produtos.
Ampliação da cadeia de construção
A cadeia de construção também vê uma considerável ampliação de itens e produtos, como o segmento de pisos e ferramentas manuais. Junto com esse crescimento, mais investimentos são planejados entre as empresas do setor, principalmente no âmbito digital. Uma das novidades é a plataforma Triider, que faz uma ponte entre clientes e profissionais da área, como pedreiros e pintores, dando mais visibilidade para prestadores de serviço autônomos.
Previsão de crescimento para 2021
Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat), é previsto um crescimento da indústria de materiais de construção para 2021. A expectativa é de que haja um crescimento de 4% baseado no atual elevado nível de atividade do setor.
É interessante observar que essa tendência é proporcionada pelo aquecimento tanto no segmento imobiliário como nas obras de pequeno porte e reformas, que impactam diretamente nas vendas do varejo, no segmento de materiais básicos e de acabamento.
Como o Programa Avançar pode ajudar o seu negócio de construção
Com foco no desenvolvimento do empreendedor, trazemos uma série de conteúdos que auxiliam na gestão do seu negócio. Desde cursos online e podcasts, aqui você acompanha todas as novidades do mercado, dentre outras vantagens exclusivas:
- Oportunidades de negócios e parcerias;
- Atendimento personalizado para apoiá-lo a expandir seus negócios para o mercado internacional;
- Te auxiliamos a encontrar o seu novo estagiário aqui.
É fácil ter acesso a tudo isso! Cadastre-se gratuitamente no Programa Avançar.