Busca
Agronegócio Gestão de Negócios

Alta no  varejo da construção: cenário positivo estimula investimentos no setor

homem em loja de varejo da construção fazendo compras

O ano de 2021 promete para o varejo da construção. Estudo feito pela Juntos Somos Mais mostra que, em 2020, o crescimento foi de 22% de março a novembro. Nesse panorama positivo, empresas do segmento são impulsionadas a investir ainda mais e o mercado continua em alta. 

Confira com a gente os pontos em destaque para o setor da construção e saiba mais! 

Valorização da residência 

A quarentena causada pela pandemia do novo coronavírus trouxe consigo a valorização da residência. O setor de materiais de construção ganhou um impulso ocasionado pela necessidade de reformas em casas principalmente após o início do home office em muitas empresas, que proporcionou às pessoas mais atenção ao ambiente domiciliar.  

Segundo dados da Juntos Somos Mais, empresa da Votorantim Cimentos em conjunto com a Gerdau e Tigre, entre março e novembro de 2020, a venda das indústrias para o varejo da construção registrou um crescimento de 22%, superior ao período pré-pandemia (janeiro e fevereiro).  

O crescimento nas vendas ocasionado durante a pandemia trazido pelo estudo, mostra que o auxílio emergencial foi grande responsável por essa receita. O benefício do governo representou 75% do crescimento das lojas abrangidas pela Juntos Somos Mais, cerca de 17% do faturamento de maio a agosto de 2020.  

Ascensão das plataformas de marketplace 

Também proporcionada por questões de isolamento social, a ascensão do e-commerce e plataformas de marketplaces (lojas virtuais integradas) segue como destaque para o setor de construção. Cada vez mais o consumidor busca comprar pela internet e a confiança sobre esse tipo de experiência vem aumentando também no varejo. 

A oferta de produtos e empresas parceiras incrementou os marketplaces da área, em paralelo, programas de fidelização também estão movimentando positivamente o mercado. Esses programas oferecem uma espécie de pontuação aos clientes, baseadas na compra de produtos. 

Ampliação da cadeia de construção 

A cadeia de construção também vê uma considerável ampliação de itens e produtos, como o segmento de pisos e ferramentas manuais. Junto com esse crescimento, mais investimentos são planejados entre as empresas do setor, principalmente no âmbito digital. Uma das novidades é a plataforma Triider, que faz uma ponte entre clientes e profissionais da área, como pedreiros e pintores, dando mais visibilidade para prestadores de serviço autônomos.   

Previsão de crescimento para 2021 

Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat), é previsto um crescimento da indústria de materiais de construção para 2021. A expectativa é de que haja um crescimento de 4% baseado no atual elevado nível de atividade do setor.  

É interessante observar que essa tendência é proporcionada pelo aquecimento tanto no segmento imobiliário como nas obras de pequeno porte e reformas, que impactam diretamente nas vendas do varejo, no segmento de materiais básicos e de acabamento. 

Como o Programa Avançar pode ajudar o seu negócio de construção 

Com foco no desenvolvimento do empreendedor, trazemos uma série de conteúdos que auxiliam na gestão do seu negócio. Desde cursos online e podcasts, aqui você acompanha todas as novidades do mercado, dentre outras vantagens exclusivas: 

É fácil ter acesso a tudo isso! Cadastre-se gratuitamente no Programa Avançar. 

Post ID: | Current Page ID: 6121

Continue lendo

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação, memorizar suas preferências e personalizar o conteúdo publicitário de acordo com seus interesses. Veja mais detalhes em nossa Política de Privacidade.