Busca
Agronegócio Gestão de Negócios

Philip Kotler: “É preciso tocar o espírito do consumidor e não a mente dele”





Considerado um dos gurus do marketing mundial, o professor norte-americano Philip Kotler, 83 anos, visitou São Paulo na última segunda-feira (1º) para liderar o seminário The Best Of Philip Kotler, organizado pela HSM. Em sua fala, Kotler deu dicas como aprimorar o marketing de seu negócio. Confira:

 
Mais que um departamento

Há quem acredite que o Marketing deva ser um departamento cujos recursos são utilizados pela equipe de vendas conforme necessário. Kotler afirmou que o marketing deve ter uma relação de interdependência com todos os departamentos de uma empresa. 'O marketing é mais que um departamento. Não pode ser visto apenas como um setor. A função do marketing é estratégica para criar o futuro da empresa. Sua função é criar consumidores e não obrigatoriamente gerar vendas”, falou.
 
Além disso, o Marketing está na melhor posição para detectar oportunidades de negócio, dimensioná-las e calcular sua provável lucratividade. “Marketing gerencia ativos intangíveis importantes como marcas, relacionamento com o cliente, posição no mercado, informações sobre o mercado, entre outras coisas”, concluiu.

 
Mais emoção no seu trabalho

Para o especialista norte-americano, preço, qualidade, rapidez e bom atendimento já não são requisitos básicos para sobrevivência no mercado. “É preciso criar experiências. A sua marca deve tocar o espírito do consumidor e não a mente dele. É preciso conhecer de perto os seus consumidores. Para isso, é fundamental criar um bom relacionamento com seu consumidor.”

 
Respeite o processo de vendas

Kotler explicou que o processo de uma venda pode ser dividido nas seguintes etapas: prospectar clientes, entender as necessidades do público-alvo, formular soluções, elaborar a proposta, negociar contratos e fechar a venda. Ele afirma que as três primeiras etapas devem ser feitas por um profissional de marketing, enquanto as últimas são uma atribuição do departamento de vendas. “É preciso respeitar esse ‘funil de vendas’. Cada passo é tomado por quem sabe o que está fazendo”, disse. 'O marketing é responsável pela criatividade e pelas estratégias apropriadas para chegar ao cliente, enquanto a execução fica com o pessoal de vendas', completou.

 
Seja a voz do consumidor

É papel do marketing ser um porta-voz dos clientes. 'Uma decisão que não contempla a satisfação do consumidor tem tudo para ser equivocada. Os consumidores têm hoje mais poder do que as próprias marcas. Estão mais inteligentes e bem informados”, afirmou Kotler. “Na Apple, por exemplo, sempre há uma cadeira vazia nas reuniões de diretores. Ela representa, simbolicamente, o consumidor. Pergunte a um applemaníaco sobre os pontos positivos da empresa. Ele provavelmente vai falar do cuidado da empresa em ser uma amiga dos clientes', contou.

 
Valorize o ócio

Kotler ressaltou que o planejamento estratégico é importante, mas não deve se sobrepor ao processo criativo. 'É preciso ter tempo para pensar e conceber as melhores ideias', afirmou.

 
Seja amigo do pessoal do financeiro e vendas

“O pior que pode acontecer é a equipe de vendas não gostar da equipe de marketing”, apontou Kotler. “Seja amigo de todos. Almoce com o pessoal do financeiro, que toma conta do dinheiro e deve enxergar seu trabalho com mais ressalvas. Mostre que os gastos com estratégias de marketing não é um desperdício.”

 
Aposte no storytelling

A construção da marca é intimamente ligada ao storytelling, ou seja, a capacidade de se contar uma boa história. Para mostrar a trajetória da sua empresa da melhor forma, Kotler recomenda que o marketeiro seja um pouco jornalista. 'É preciso pôr significado dentro do seu produto. Crie um significado antes de inventar um produto. Conte uma boa história. O pessoal da imprensa se atém a todos os detalhes, sabe selecionar o que é mais importante na construção de uma notícia e sabem se expressar. Essas características são essenciais para quem trabalha com marketing', disse. 

 
Não inovar não é uma opção

'Você deve acreditar na inovação. Se você inovar frequentemente terá muitos fracassos, mas se você não inovar, sairá do mapa. Encontre uma boa razão para existir. Você não tem escolhas', apontou Kotler. Para ele, não basta ter apenas uma cultura de inovação. É preciso mantê-la constantemente. “Você tem que construir hoje o que as pessoas esperam daqui a três anos.”
 
 

Post ID: | Current Page ID: 6231

Continue lendo

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação, memorizar suas preferências e personalizar o conteúdo publicitário de acordo com seus interesses. Veja mais detalhes em nossa Política de Privacidade.