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5 maneiras de definir o público-alvo para seu negócio



Para alavancar os resultados da sua empresa é fundamental que suas estratégias estejam direcionadas para os clientes certos.

Neste post, elencamos 5 dicas de como definir o público-alvo e ter mais sucesso no seu negócio. Confira!
 

1. Conheça seu produto

Antes de você conquistar sua clientela é necessário que você conheça seu produto. Cada tipo de produto ou serviço destina-se a algumas funções específicas e entender quem será beneficiado com essas funções é primordial.

Para isso, uma dica é listar as características do seu produto e como ele pode ser utilizado. Identifique que problemas de um determinado segmento de clientes o seu produto soluciona.

Com isso definido fica mais fácil saber quem são as pessoas que precisam das soluções que você pode proporcionar.
 

2. Analise os tomadores de decisão

Muitas vezes, seu produto não está alcançando os resultados esperados, mesmo com o público-alvo definido. Mas qual é o problema?

Algumas linhas de produtos possuem intermediários no momento da compra, ou seja, pessoas que são diretamente ligadas à compra, mas não são o foco principal.

Pense, por exemplo, nos brinquedos infantis. O foco das campanhas de marketing são as crianças, a campanha publicitária deve instigar a criança a querer o brinquedo. No entanto, o intermediário dessa situação são os pais, são eles quem tomam a decisão de compra. Portanto, eles devem ser considerados como o público-alvo na estratégia de vendas.
 

3. Cadastre seu cliente

Qual cliente não se sente bem ao ser chamado pelo nome ao entra em uma loja? O cadastro do cliente serve para você conhecer as pessoas que estão consumindo seu produto, visitando sua loja, desfrutando dos seus serviços.

Tenha como estratégia rotineira o cadastro de seus clientes. Nele, podem constar muitas informações importantes que vão auxiliá-lo na formação do seu público. Seu cadastro deve constar informações como:

  • idade;
  • sexo;
  • endereço;
  • rede social;
  • principais produtos comprados;
  • ocupação;
  • renda mensal.

Elas são a base para definir o perfil do seu cliente e assim traçar estratégias assertivas para alcançá-los.
 

4. Realize pesquisas de mercado

Sua empresa está entrando no mercado seja com um novo produto ou com um já existente? É provável que você precise de uma pesquisa de mercado.

Uma ótima forma de realizar essa pesquisa é conversando diretamente com os consumidores por meio de entrevistas presenciais com um pequeno número de potenciais clientes. Ninguém melhor do que eles para definir o que está faltando em certos ramos de atividade e o que eles esperam dos novos produtos.
 

5. Utilize as redes sociais

Considerar que a maioria dos consumidores faz uso diário das redes sociais é essencial, com isso é seu dever tê-las como um dos itens do seu planejamento de mídias sociais.

Hoje, as redes sociais mostram muito do perfil das pessoas  — gostos musicais, estilo de vida, moda, entre outras informações relevantes.

A própria internet oferece ferramentas que podem auxiliar nas estratégias de marketing nas redes sociais, uma delas é o Facebook Audience Insights. Esta ferramenta possibilita conhecer mais sobre o público que você quer impactar com seus anúncios no Facebook.

Por meio dela é possível identificar o comportamento dos consumidores. Existem filtros que podem ser utilizados conforme a sua preferência. Por exemplo: selecione uma faixa de idade de 20 a 45 anos, do gênero feminino e que curtiram páginas de moda praia.

Ter o público-alvo bem definido é uma alavanca de sucesso para sua empresa. Saber exatamente quem são seus consumidores proporciona segurança na tomada de decisão.

Agora que você sabe as principais formas de conhecer seu público-alvo, cadastre-se para receber nossa newsletter com mais dicas para o seu negócio!

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