Os meses de julho, dezembro e janeiro são marcados pelas férias escolares, que trazem mais movimento e, consequentemente, oportunidades de sucesso para diversos negócios.
Para aproveitar essa fase da melhor maneira possível e vender mais durante o período, vale a pena preparar a sua empresa e promover ações que chamem a atenção dos consumidores.
Seja qual for a estratégia, trabalhar com planejamento é sempre uma excelente escolha. Sendo assim, leia atentamente as dicas abaixo!
Quais são os segmentos mais procurados durante as férias escolares?
Áreas ligadas ao comércio, bens e turismo costumam ter grande destaque no período de férias escolares. Saiba detalhes a seguir.
Viagens e turismo
Os meses de férias escolares são considerados como alta temporada para o segmento de turismo. Dessa forma, empresas aéreas, agências de viagem, hotéis, rodoviárias e comerciantes que se encontram em destinos bastante procurados têm tudo para alcançar lucros expressivos durante o período.
Entretenimento
Além das viagens, muitas famílias buscam outras formas de entretenimento para curtir as férias com as crianças e adolescentes. Nesse sentido, shoppings, teatros, parques de diversão e clubes costumam perceber uma diferença considerável no movimento.
Cursos extracurriculares
As férias também trazem mais tempo livre para aprender coisas novas. Por isso, há quem escolha realizar um curso intensivo de idiomas, teatro ou até mesmo pré-vestibular.
Material escolar
Em janeiro, a preparação volta às aulas é marcada pela compra de novos materiais escolares. Portanto, as papelarias são um nicho especialmente procurado durante este mês, representando excelentes oportunidades de vendas.
4 dicas para vender mais durante as férias escolares
Separamos orientações que valem para qualquer segmento. Confira!
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Estude tendências de consumo
Lembre-se de que desde crianças pequenas até adolescentes são beneficiados com as férias escolares. Portanto, as ações devem ser direcionadas de acordo com cada idade, além de outros fatores relacionados ao público-alvo da marca.
Especialmente pelo avanço da tecnologia, os hábitos e preferências das novas gerações mudam constantemente. Para ter uma ideia de quais são as tendências mais atraentes para os seus consumidores e estar sempre à frente da concorrência, vale apostar em pesquisas de mercado.
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Faça campanhas de marketing temáticas
Levando em consideração o seu nicho, uma boa estratégia é aproveitar o momento para criar campanhas voltadas especialmente para o período das férias escolares. No caso de uma agência de viagens, por exemplo, seria interessante realizar uma divulgação especial de destinos para a toda a família.
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Promova eventos
Para empresas que desejam utilizar o offline como forma de conexão com o público, uma boa possibilidade é organizar eventos voltados ao seu nicho. A fim de garantir o sucesso da estratégia, é fundamental investir em uma boa divulgação desde o pré até o pós-evento.
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Avalie as mudanças necessárias para a demanda
Com o aumento de público durante o período de férias escolares, algumas mudanças podem ser necessárias para que a sua marca continue oferecendo uma experiência de qualidade aos seus clientes. Por isso, avalie a necessidade de contratar novos funcionários e alterar o horário de funcionamento do seu negócio, por exemplo.
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