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Entenda como utilizar a metodologia Seis Sigma na sua empresa



Para construir uma equipe de alta performance, é preciso não só investir em treinamento, mas otimizar cada processo executado por ela. Nesse caso, uma metodologia de qualidade total pode ser útil. Por exemplo, o conjunto Seis Sigma.

Além de melhorar a eficiência interna, ele é capaz de diminuir custo, elevar a produtividade e aumentar a retenção do público do negócio.

Quer saber como a metodologia Seis Sigma consegue isso? Veja o artigo que preparamos sobre ela!

Qual é o conceito da metodologia Seis Sigma?

Seis Sigma pode ser definido como um agrupamento de práticas construídas para melhorar a performance do processo de uma organização, eliminando a não conformidade e o defeito de acordo com a especificação da empresa.

Nessa metodologia, há seis níveis de qualidade — sendo que o último (sexto), corresponde a 3,4 defeitos por milhão de procedimentos. Em outras palavras, 0,00034% de taxa de erro e 99,99966% de taxa de acerto. Esse é o menor nível de falha, portanto o mais desejado.

Há previsão de que as companhias americanas atuem com nível de qualidade entre 3 a 4 Sigma, de modo que haveria custo de 15% a 30% do faturamento em desperdício com testes, retrabalho e sucata.

Isso significa uma taxa de acerto entre 93,3% (escala 3) e 99,38% (escala 4), além de taxa de erro entre 6,7% (escala 3) e 0,62% (escala 4). Em suma, elas operam com 66.807 erros por milhão (escala 3) até 6.210 falhas por milhão (escala 4).

O Seis Sigma foi criado na década de 1980 por Bill Smith, na Motorola. Depois, nos anos 1990, foi usado por Jack Welch, na General Electric, o que popularizou o método no mundo. Atualmente, é tido como tema de Qualidade Total.

Para quê ela serve?

A metodologia Seis Sigma pode ser empregada em mais de uma área, tanto na fabricação de produto quanto na prestação de serviço. Também é possível aplicá-la em vários departamentos ao mesmo tempo, como financeiro, marketing e produção.

Com base nela, uma indústria conseguiria diminuir seu resíduo, como sucata. Uma varejista teria como eliminar custos e melhorar o treinamento. Basicamente, dá para aprimorar a produtividade da equipe e reduzir o gasto.

Como utilizá-la?

Seis Sigma funciona por meio da execução de um projeto (ou mais) para conquistar a meta estabelecida. Além disso, pode ser aplicado de duas formas. Veja a seguir!

DMAIC

DMAIC (Definir, Mensurar, Analisar, Incrementar, Controlar) é utilizado para um projeto que pretende aprimorar um processo de negócio. Cada etapa funciona da seguinte maneira:

  • definir metas: objetivos são estabelecidos para a atividade que será efetuada e para a melhoria desejada. As metas são o novo propósito estratégico para a organização;

  • mensurar resultado: é fundamental compreender como ocorre cada etapa do processo interno. Com base nessa análise, é possível definir a avaliação de desempenho e as métricas válidas para acompanhar o progresso em relação à meta;

  • analisar dados: o propósito é identificar o caminho para eliminar a diferença entre o resultado atual e a meta estabelecida. Essa avaliação precisa ser feita com base em dados sólidos e em estatísticas;

  • incrementar o sistema, implementando um plano de ação: nessa etapa, é importante achar uma solução criativa a fim de melhorar o processo;

  • acompanhar o resultado: essa fase tem o intuito de assegurar que a meta alcançada seja mantida no longo prazo. Aqui, verifica-se se há algum desvio, para que ele seja corrigido antes de se tornar um defeito.

DMADV

DMADV (Definir, Medir, Analisar, Design e Verificar) é empregado para o projeto que visa a criação de um desenho de processo ou de produto. As etapas são as seguintes:

  • definição do objetivo: ele precisa ser coerente não só com a estratégia da organização, mas também com a demanda do consumidor;

  • medir: aqui, busca-se identificar todo risco ou aspecto crítico para a qualidade do produto, bem como a capacidade do processo e da produção;

  • analisar: essa fase é necessária para desenvolver alternativas ao que foi mapeado na etapa anterior. Depois, cria-se um desenho de alto nível, cuja capacidade é avaliada. O propósito é escolher o melhor projeto;

  • design dos detalhes: os detalhes do projeto são desenhados, a fim de otimizá-lo. Essa fase necessita de muitos testes;

  • verificar o design: é importante verificar o projeto iniciado. Também é preciso realizar pilotos do processo para checar seu resultado. Outro ponto é a implantação do processo de produção desenvolvido, entregando-o para o proprietário dele — isto é, quem deverá conduzi-lo de agora em diante.

O Seis Sigma não é só um programa de qualidade. Ele também inclui identificação de falha, diminuição de custo e implementação de melhoria. Seus benefícios podem ser valiosos para o negócio. Portanto, vale a pena implantar essa metodologia na sua organização, concorda?

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