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Agronegócio Geral

As 5 maiores dificuldades na hora de planejar a internacionalização



Cada vez mais os negócios brasileiros estão percebendo os benefícios da expansão para fora do país. Planejar a internacionalização não é uma tarefa simples, e é comum que a empresa se depare com alguma barreira nesse processo.

O sucesso da estratégia depende do quanto a companhia estuda e se prepara para enfrentar qualquer possível dificuldade.

Para ajudar você, listamos a seguir 5 das principais queixas percebidas pelo empresário na hora de planejar a internacionalização. Acompanhe!

1. Identificação de oportunidade ou ameaça

O processo de internacionalização de uma empresa depende de um forte planejamento. Para isso, um passo fundamental é fazer uma análise aprofundada sobre o mercado a ser explorado, a fim de evitar que algum fator desconhecido afete a sua estratégia.

Segundo a pesquisa 'Estudo sem fronteiras', realizada pela Deloitte, 51% das empresas consideram o desconhecimento do mercado (e de suas barreiras) um dos aspectos de maior dificuldade para o processo de internacionalização.

Ao montar uma estratégia de expansão, é essencial estudar a concorrência do mercado, a dinâmica internacional do setor, as pressões externas e o cenário socioeconômico, entre outras questões.

2. Leis do mercado local

O processo de exportação (assim como o de importação) é regido por uma legislação específica. Ela pode variar de acordo com a região de estabelecimento do futuro negócio.

Antes de expandir para outro país, é fundamental conhecer toda lei aplicável para que seu negócio esteja em conformidade com a legislação estrangeira. Fique a par de qualquer processo burocrático ou restrição.

3. Perfil do cliente

Cada país tem sua particularidade em relação à cultura e hábitos em geral. Não seria diferente na relação de consumo, concorda?

Para ter sucesso, a empresa precisa entender de que forma a diferença cultural afeta a viabilidade de seu negócio. A partir disso, é necessário adequar a mercadoria (e seu processo produtivo) ou serviço à demanda do comprador.

4. Parceria no exterior

Segundo pesquisa da Anprotec, empresas relatam que a prospecção de um parceiro está entre as principais dificuldades no processo de internacionalização. Esse aspecto está relacionado a fatores como:

  • identificação de um representante técnico ou comercial;

  • distribuição da mercadoria;

  • assessoria jurídica;

  • pesquisa e desenvolvimento;

  • promoção do produto ou serviço.

5. Barreiras tarifárias e não tarifárias

Outra questão fundamental para o planejamento da internacionalização é o conhecimento de barreiras impostas pelo país para o qual se deseja expandir. O obstáculo pode ter diferentes formas e ser aplicado em diversas fases do processo de compra e venda internacional.

Alguns exemplos são a imposição de requisitos excessivos, a cobrança de imposto e a restrição do acesso de um produto, serviço ou investimento estrangeiro a determinado mercado.

Como vimos, a estratégia de expansão de uma empresa depende da sua dedicação em planejar a internacionalização. Conhecer o futuro mercado de atuação e encontrar um bom parceiro comercial são atitudes determinantes para o sucesso dessa empreitada.

 

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